Secretária Municipal de Educação esclarece fuga de aluno autista na EMEI Nona Catharina em Araras, SP

Segundo ela a criança foi rapidamente contida e não ficou desamparada; providências foram tomadas após reunião com os pais.

A Secretaria Municipal de Educação de Araras (SP), por meio de sua titular Heleine Vilas Bôas, se pronunciou sobre o incidente ocorrido na última sexta-feira, 04 de outubro, envolvendo um aluno de 3 anos diagnosticado com autismo, que fugiu da sala de aula na EMEI Nona Catharina. A mãe da criança havia relatado que seu filho saiu da escola sem que ninguém percebesse, sendo encontrado por uma mulher desconhecida.

De acordo com a versão oficial fornecida pela Secretaria, a situação foi rapidamente contida pela equipe escolar. “No momento em que os responsáveis estavam buscando seus filhos na escola, o aluno do Maternal I – C saiu correndo da sala em direção ao portão. Tanto a professora quanto a monitora educacional, responsáveis pelo aluno, viram a ação do menino, e a monitora imediatamente correu para alcançá-lo”, informou a secretária.

Heleine Vilas Bôas explicou ainda que, devido à velocidade com que o menino se deslocava, a monitora não conseguiu alcançá-lo de imediato e precisou chamá-lo pelo nome enquanto corria. “Ao chegar à rampa de acesso à saída, a monitora chamou pelo nome do aluno, e a mãe de outro estudante, que estava mais próxima ao portão, ouviu e conseguiu segurá-lo”, acrescentou a secretária. Ela ressaltou que o diretor da escola também estava presente e participou da ação.

Segundo a Secretaria, o pai do menino foi imediatamente informado sobre o ocorrido assim que chegou para buscá-lo. Além disso, na quarta-feira seguinte, uma reunião foi realizada entre os pais da criança e a equipe escolar, com o objetivo de esclarecer a situação e apresentar as providências que foram tomadas.

Heleine Vilas Bôas afirmou que, em nenhum momento, o menino ficou desamparado ou sem supervisão, e que há registros em vídeo que confirmam a ação rápida da monitora e a participação de outros profissionais da escola. A Secretaria reforçou o compromisso com a segurança e bem-estar dos alunos, especialmente daqueles que necessitam de acompanhamento especializado.

Artigos Relacionados

Prefeito Irineu Maretto anuncia retorno dos uniformes escolares a partir de 2026 aos alunos da Rede Municipal de Araras, SP

De acordo com o prefeito, os uniformes não foram entregues neste ano devido à ausência...

EDUCAÇÃO QUE FLORESCE: Vereadora Ana Júlia Casagrande visita projeto de horta na E.M.E.F. Adriano Ademir Lombi em Araras, SP

Você já parou para pensar no quanto uma simples horta pode ensinar dentro da escola?Na...

Seis escolas municipais estarão abertas nas férias em Araras, SP

De 7 a 18 de julho, unidades escolares vão atender alunos dos Berçários e Maternal...

Últimas Notícias