Sistema de transporte coletivo recebe ônibus zero km com ar-condicionado e suspensão a ar em Araras, SP

O veículo foi comprado pela Expresso Auto Bus, do Grupo da Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, que desde 2021, opera por meio de locação parte da frota municipal.

O sistema de transporte coletivo municipal de Araras (SP), recebeu nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2024, um ônibus zero quilômetro para ampliação do atendimento à população.

O veículo foi comprado pela Expresso Auto Bus, do Grupo da Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, que desde 2021, opera por meio de locação parte da frota municipal. O ônibus está em fase final de preparação para começar a operar efetivamente nos próximos dias.

Entre as características do novo coletivo estão ar-condicionado e suspensão a ar, este último item que promete mais conforto para motorista e passageiros por reduzir os impactos e trepidações em decorrência das condições das vias.

Além disso, o ônibus possuiu tomadas USB para os passageiros carregarem celulares, letreiros eletrônicos com novo tipo de iluminação que facilitam a leitura do itinerário e vidros colados com tratamento para reduzir a incidência de raios ultravioletas do sol.
A carroceria é configurada para três portas.

O modelo é Caio Apache Vip 5 (carroceria) com chassis Mercedes-Benz OF 1721L (motor dianteiro). Quanto a acessibilidade, o novo coletivo é dotado de elevador na porta central, bancos especiais delimitados para pessoas com deficiência, idosos, com criança de colo, em recuperação de procedimentos médicos e com obesidade.

Há espaço para cão guia e fixação de cadeira de rodas. Os balaústres (pega-mão) perto das portas são em relevo e os botões de solicitação de parada têm inscrições em braile para facilitar o deslocamento de pessoas com restrições na visão. Já sobre a sustentabilidade, o modelo segue o padrão internacional Euro 6, de restrições de emissões, que pode reduzir a poluição gerada em 75%.

A norma é obrigatória para veículos a diesel de grande porte 0 km desde janeiro de 2024. Este tipo de motor também emite menos ruído.

Artigos Relacionados

GERAÇÃO DE EMPREGO: Empresário Júnior Sentinella visita empresa no RJ em busca de fortalecimento no setor industrial de Araras, SP

A viagem teve como objetivo principal estreitar relações e explorar possibilidades de parcerias estratégicas que...

Passar no sinal amarelo dá multa?

Advogado Dr. Rogério Romanin, especialista em Direito do Consumidor, dá dicas de como recorrer de...

Saiba quais são seus direitos ao desistir de fazer uma viagem aérea com o advogado Dr. Kleber Luzetti

Companhias aéreas não podem transferir o risco da atividade empresarial para os consumidores, cobrando multas...

Últimas Notícias