20/01/24 Plantão Policial – Confira as Principais Notícias com o Repórter Beto Ribeiro

O Café Júnior – Um primor de café desde 1945, traz as principais notícias policiais de Araras (SP) e região.

01 – “Nenhum ataque a policial ficará impune”, cita Derrite após cinco ataques a PMs no Estado de São Paulo

Na noite desta quinta-feira (18), a soldado PM Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos, foi assassinada após tentativa de assalto na Estrada Ecoturística De Parelheiros, na zona sul da capital. Este foi apenas um dos quatro ataques a policiais militares que ocorreram entre os dias 18 e 19 no Estado.
 
“Nenhum ataque a policial ficará impune. Já estamos imediatamente em operação após esses fatos. Nós temos uma Operação Escudo acontecendo nestes três pontos de ataques, temos um trabalho de investigação da Polícia Civil acontecendo neste exato momento para identificação dos criminosos que covardemente atacaram os policiais”, citou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, sobre a resposta da Segurança Pública aos recentes ataques a policiais no Estado.
 
A Polícia Militar desencadeou ‘Operações Escudo’ em quatro regiões onde ocorreram os ataques aos agentes. São elas: 2ª Operação Escudo, na área do CPA/M-6 que abrange a região de Santo André, 3ª Operação Escudo, na área do CPA/M-10, abrangendo a região sul da capital paulista, decorrentes do assassinato da soldado PM Sabrina; 4ª Operação Escudo, na área do CPI-9, que abrange a área de Piracicaba e a 5ª Operação Escudo, na área do CPA/M -7, que abrange a região de Guarulhos.
 
A instituição ressalta que as Operações Escudo são deflagradas todas as vezes nas quais criminosos atentam contra o Estado, por meio do ataque a policiais, e têm como objetivo reestabelecer a ordem pública e a sensação de segurança na comunidade local, além de identificar e prender os responsáveis pelas ações criminosas contra os agentes de segurança paulistas.
 
 

02 – Polícia Militar Ambiental dobra fiscalização no comércio de madeira ilegal e resgata mil animais a mais em 2023

Realizando um trabalho essencial na preservação das riquezas naturais do Estado de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental encerrou o ano de 2023 com crescimento em ações em áreas rurais, nas fiscalizações de pesca e do comércio e transporte de madeira ilegal, na aplicação de autos de infração e no resgate de animais.
 
As ações no combate a crimes ambientais tiveram participação fundamental da população, que realizou 69,5 mil denúncias ao longo do ano.
 
De janeiro a dezembro do ano passado, foram realizadas 85,4 mil intervenções policiais, que resultaram em 18,2 mil autos de infração, aumento de 1,1% em relação ao mesmo período de 2022. Em áreas rurais, o número de ações passou de 9,5 mil para 15,9 mil ações em 2023, crescimento de 66,3%. Nas unidades de conservação, foram desempenhadas 2,6 mil atividades.
 
As fiscalizações de comércio e transporte de madeira ilegal dobraram em um ano, de 1,1 para 2,2 mil, sendo apreendidos 16.367 metros cúbicos. Além disso, foram apreendidas 142 máquinas e caminhões utilizados em atividades ilegais relacionadas à flora. No combate ao comércio ilegal de palmito-juçara, 9.427 unidades “in natura” foram retiradas das mãos de infratores.
 
Visando garantir a pesca sustentável, o combate a práticas predatórias e o uso de técnicas e equipamentos ilegais, foram realizadas 54% fiscalizações de pesca a mais em 2023, passando de 6,3 mil para 9,7 mil.
 
O compromisso com a vida selvagem resgatou do tráfico, do comércio ilegal e de cativeiros clandestinos 21 mil animais, mil espécimes a mais do que em 2022. Também foram realizadas 1.728 inspeções em criadores de passeriformes, reforçando a proteção às aves silvestres.
 
Para o comandante do Policiamento Ambiental, coronel PM Dinael Carlos Martins, os números positivos representam a eficácia das operações e a postura incisiva da PM Ambiental diante das infrações ambientais.
 
“Cada intervenção, cada ação, é um testemunho do compromisso incansável de nossos bravos homens e mulheres em proteger nosso meio ambiente, garantindo a segurança de todos nós. Estamos defendendo não apenas as leis, mas o futuro de nossas gerações”, disse o comandante.
 
Além disso, foram retiradas de circulação 351 armas de fogo ilegais, contribuindo diretamente para a redução da caça ilegal e do uso de armas em atividades criminosas.
 

03 – Cinco homens foram presos por furto de carga avaliada em R$17,5 mil

Policiais da 1° Divisão de Investigações Gerais (DIG) prenderam em flagrante cinco homens, de 24, 26, 32 e 38 anos, por furto a uma carga de açúcar avaliada em R$17,5 mil. Os criminosos foram encontrados nesta quarta-feira (17), em um galpão no distrito industrial Mário Covas, município de Guariba, e afirmaram que trabalhavam para líder de esquema de receptação na região.
 
A equipe foi chamada pelo dono da carga, que informou sobre o furto e que seus produtos eram monitorados por um GPS, o qual tinha acesso a localização. Os policiais seguiram até o endereço indicado, onde viram dois homens saindo com um caminhão. Os policiais deram ordem de parada, que foi obedecida, e revistaram o interior do veículo.
 
No caminhão haviam alguns sacos de açúcar e no galpão, onde outros três homens descarregavam e carregavam os produtos, outros sacos estavam sendo reembalados para o transporte. Eles informaram que trabalhavam para um homem já conhecido pelos policiais por liderar um esquema de receptação e revenda de açúcar furtado de trens que saem do município de Ribeirão Preto.
 
Na mochila de um dos homens foi encontrado 45g de maconha para consumo próprio. Os produtos da vítima foram devolvidos. O caso foi registrado como receptação, organização criminosa e tráfico de drogas, na Delegacia de Guariba.
 
 
 

Café Júnior

Essas são as principais notícias do final de semana na área policial sempre num oferecimento do Café Júnior – Um primor de café desde 1945. Adquira o café Júnior através do sistema direto de vendas para pessoas jurídicas, como estabelecimentos comerciais, clínicas, lojas e conveniências de postos de combustíveis.

Artigos Relacionados

Jovem de 27 anos morre após batida frontal entre moto e caminhão em Araras, SP

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e registrada na Central de Polícia Judiciária.Uma grave...

Guarda Civil Municipal e Polícia Civil fazem apreensão de drogas durante abordagem em Araras, SP

A equipe tinha conhecimento da prática do crime e realizou uma busca próximo ao abordado...

Dupla é preso pela Polícia Civil por tráfico de drogas com apoio da GCM em Araras, SP

Foram apreendidos 37 pinos de cocaína.Na manhã de sexta-feira (1º), dois homens foram presos por...

Últimas Notícias