Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é alta a demanda de exames de urgência para pacientes oncológicos e gestantes. Situação deve ser normalizada em até 60 dias.

Exames laboratoriais que não são urgentes estão suspensos no sistema público de saúde de Araras (SP). O motivo é a alta demanda pelos exames de urgência e a situação só deve ser normalizada em até 60 dias.
A situação compromete a vida de pacientes que já começaram um tratamento e necessitam fazer acompanhamento. A aposentada Rosana Aparecida Neves é pré-diabética e faz uso de medicamento contínuo.
Nesse ano ela começou a se sentir mal e buscou o atendimento médico. O especialista pediu o exames para poder avaliar a situação e, se necessário mudar o tratamento. Só que ao tentar agendar os procedimentos foi informada de que o serviço está suspenso.
“Só que aí como é que eu faço até janeiro? Para fazer particular é caro. Com certeza que são muitos exames”, disse.
Alta demanda
Segundo a Secretaria de Saúde, é a alta demanda de exames de urgência para pacientes oncológicos e gestantes e foi preciso priorizar.
A dona de casa Neusa Leoncio contou que o marido precisa fazer um exame mas não tem previsão de quando vai conseguir.
“Vai fazer quase seis meses que o exame está em algum lugar para ser autorizado e até agora não foi autorizado. Já falaram que esse ano não vai liberar nenhum exame. E isso é muito complicado, porque a gente precisa fazer os exames, não tem como retornar ao médico”, disse.
“Temos uma demanda muito alta de exames de modo geral, temos uma média de 35 mil exames mês e um aumento nos exames de urgência. Então nós estamos nesse momento priorizando os exames de urgência, que tem uma necessidade maior, e os eletivos vai ficar para uma próxima fase. Nós estamos suspendendo temporariamente até absorver toda essa demanda da urgência”, explicou o secretário de Saúde de Araras, Alex Zaniboni.
Ainda segundo o secretário da Saúde, os pacientes que forem passar pelo médico , quando faltar 15 dias para a consulta, devem procurar a secretaria para fazer um pré-agendamento do exame.
