Justa causa por falta: saiba se é possível demitir funcionários após muitas faltas e o que diz a lei

Será que a lei permite demissão por justa causa por falta? Veja mais sobre o assunto e entenda quando isso acontece com o advogado Willian Cassiano, consultor do site Repórter Beto Ribeiro.

A demissão em função da justa causa por falta é um dos motivos mais comuns utilizados para dispensas de funcionários.

Basicamente, essa medida extrema é adotada quando o colaborador não cumpre sua jornada de trabalho, descumpre seu contrato e, como consequência, não segue as regras estabelecidas em lei.

Nessas condições, a legislação garante à empresa o direito de demitir esses colaboradores, já que eles adotam um comportamento que prejudica a produtividade e o trabalho da organização.

Apesar disso, a legislação também estabelece condições e orientações para que as empresas dispensem seus funcionários por falta.

Mesmo assim, esse tema pode gerar dúvidas que atrapalham o trabalho do setor de Recursos Humanos (RH) e que podem levar a empresa a cometer erros e sofrer com passivos trabalhistas.

A legislação e a jurisprudência trabalhista permitem que as empresas demitam funcionários por justa causa por falta. Isso ocorre porque o acúmulo de faltas injustificadas pode configurar desídia, abandono de emprego, mau comportamento e até incontinência de conduta.

Além de configurar violação de contrato de trabalho e das normas da empresa, esses comportamentos também podem prejudicar a produtividade e o funcionamento da organização.

Porém, para que a demissão por justa causa seja válida nesse caso, é fundamental que a empresa tenha o registro e faça o monitoramento das faltas de seus funcionários.

Dessa forma, ela pode usar esses dados para justificar medidas como advertência, suspensão e, em casos mais graves, a demissão do colaborador por conta de faltas injustificadas.

E como explicado ao longo do texto, a melhor forma de fazer esse monitoramento e registrar essas informações de forma eficiente é investir em um bom sistema de controle de ponto. Com esse sistema, o trabalho do RH será muito mais fácil.

Artigos Relacionados

Diretor de tráfego do SMTCA se pronuncia sobre acidente envolvendo mãe e filho: “Motorista do ônibus não percebeu uma lombada à frente” 

A equipe do site Repórter Beto Ribeiro foi a primeira a divulgar o ocorrido. Após...

Mulher sofre ferimentos e filho desmaia após queda dentro de ônibus do SMTCA; ela relatou que o motorista passou lombada correndo

Até agora, segundo ela, nenhum representante do SMTCA entrou em contato para saber como ela...

Carro desgovernado derruba placa de sinalização em Frente à ETEC de Araras, SP

Não se sabe se o motorista perdeu o controle da direção, se houve alguma falha...

Últimas Notícias