Secretário Alex Zaniboni esclarece sobre situação envolvendo Prefeitura Municipal e Santa Casa de Araras, SP

A Prefeitura emprestou cinco milhões de reais à Santa Casa para evitar a paralisação dos médicos. Esse valor, que não era uma obrigação da prefeitura, ainda não foi devolvido, deixando a prefeitura com um crédito que, por lei, não pode permanecer em aberto.

Na manhã desta quinta-feira (1), o site repórter Beto Ribeiro recebeu uma denúncia preocupante que afeta diretamente a Santa Casa de Misericórdia de Araras (SP). De acordo com a denúncia, os médicos do hospital não estão recebendo seus pagamentos desde maio devido ao atraso no repasse de verba da prefeitura municipal.

O Secretário Municipal da Saúde, Alex Zaniboni, entrou em contato com nossa reportagem para esclarecer a situação. Segundo ele, no ano passado, a Prefeitura emprestou cinco milhões de reais à Santa Casa com o objetivo de evitar a paralisação dos médicos. Esses valores, que não eram obrigação da prefeitura repassar, ainda não foram devolvidos, deixando a prefeitura com um crédito de cinco milhões de reais a receber, crédito esse que, por lei, não pode permanecer em aberto.

“Os valores devidos apontados na matéria referem-se a plantões, que não chegam sequer a 1/4 desse total acima. Plantões esses que, como a Santa Casa já recebe valores do SUS, nem obrigação da prefeitura seriam. Mas faz para ajudar”, explicou Zaniboni.

Além disso, o secretário ressaltou que, devido ao adiantamento milionário feito à Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde teve que ajustar seu orçamento, segurando outros pagamentos, já que não há dinheiro suficiente para todas as despesas.

Atualmente, a Santa Casa recebe mensalmente:

  • Mais de 2 milhões de reais repassados pela prefeitura do SUS, cuja tabela não é atualizada há décadas pelo governo federal.
  • Desde 2024, com a adesão da prefeitura ao SUS Paulista, mais de 1,6 milhão de reais por mês, um valor significativo que a Santa Casa não recebia anteriormente.

Zaniboni concluiu dizendo: “É reconhecido que a Santa Casa de Araras tem um déficit por conta da não atualização da tabela pelo governo federal e está fazendo o melhor que pode. Mas a prefeitura não tem dinheiro para tudo”.

Anúncio

Artigos Relacionados

Vereador Dr. Donizeti Lima cobra contratação urgente de médicos em Araras, SP

É necessário, com urgência, a contratação de novos médicos para garantir um atendimento digno e eficiente aos nossos munícipes. Seguirei cobrando do Executivo para...

PT empossa nova diretoria e reafirma papel de oposição ao governo municipal de Araras, SP

Durante o evento, dirigentes e militantes debateram assuntos nacionais. No cenário municipal, o PT reafirmou sua posição de oposição ao governo atual.A nova...

Projeto de Lei do Deputado Felipe Franco  visa ampliar oportunidades para mulheres no esporte do Estado de São Paulo

Para o parlamentar, esporte e educação são ferramentas fundamentais não apenas para a promoção da saúde e da cidadania, mas também para prevenir o...

Últimas Notícias