Secretário Alex Zaniboni esclarece sobre situação envolvendo Prefeitura Municipal e Santa Casa de Araras, SP

A Prefeitura emprestou cinco milhões de reais à Santa Casa para evitar a paralisação dos médicos. Esse valor, que não era uma obrigação da prefeitura, ainda não foi devolvido, deixando a prefeitura com um crédito que, por lei, não pode permanecer em aberto.

Na manhã desta quinta-feira (1), o site repórter Beto Ribeiro recebeu uma denúncia preocupante que afeta diretamente a Santa Casa de Misericórdia de Araras (SP). De acordo com a denúncia, os médicos do hospital não estão recebendo seus pagamentos desde maio devido ao atraso no repasse de verba da prefeitura municipal.

O Secretário Municipal da Saúde, Alex Zaniboni, entrou em contato com nossa reportagem para esclarecer a situação. Segundo ele, no ano passado, a Prefeitura emprestou cinco milhões de reais à Santa Casa com o objetivo de evitar a paralisação dos médicos. Esses valores, que não eram obrigação da prefeitura repassar, ainda não foram devolvidos, deixando a prefeitura com um crédito de cinco milhões de reais a receber, crédito esse que, por lei, não pode permanecer em aberto.

“Os valores devidos apontados na matéria referem-se a plantões, que não chegam sequer a 1/4 desse total acima. Plantões esses que, como a Santa Casa já recebe valores do SUS, nem obrigação da prefeitura seriam. Mas faz para ajudar”, explicou Zaniboni.

Além disso, o secretário ressaltou que, devido ao adiantamento milionário feito à Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde teve que ajustar seu orçamento, segurando outros pagamentos, já que não há dinheiro suficiente para todas as despesas.

Atualmente, a Santa Casa recebe mensalmente:

  • Mais de 2 milhões de reais repassados pela prefeitura do SUS, cuja tabela não é atualizada há décadas pelo governo federal.
  • Desde 2024, com a adesão da prefeitura ao SUS Paulista, mais de 1,6 milhão de reais por mês, um valor significativo que a Santa Casa não recebia anteriormente.

Zaniboni concluiu dizendo: “É reconhecido que a Santa Casa de Araras tem um déficit por conta da não atualização da tabela pelo governo federal e está fazendo o melhor que pode. Mas a prefeitura não tem dinheiro para tudo”.

Artigos Relacionados

Projeto de Lei do deputado Felipe Franco propõe inclusão de Jogos Eletrônicos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Iniciativa busca reconhecer os eSports como ferramenta educacional e de integração no ambiente escolar.A Assembleia...

Iluminação do Parque Ecológico é restabelecida após solicitação feita em janeiro pelo vereador Bonezinho Corrochel em Araras, SP

A escuridão havia transformado o espaço em uma área de risco, afastando os visitantes e...

Vereador Dr. Donizeti Lima se reúne com o prefeito Irineu Maretto para apresentar demandas da população de Araras, SP

Segundo o vereador, a aproximação com a administração municipal é fundamental para garantir que as...

Últimas Notícias