SAEMA reajusta valores das tarifas de água e esgoto em 16,15% em Araras, SP

Os valores serão aplicados a partir de novembro de 2024, para todas as categorias e faixas de consumo.

A Diretoria Executiva da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) anunciou uma revisão dos valores das tarifas de água e esgoto praticados pelo Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras (SAEMA). A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 17 de setembro de 2024, com base nas disposições das legislações federais e municipais vigentes.

Considerações e Processos

A revisão tarifária foi aplicada em conformidade com a Lei Federal nº 11.445/2007, o Decreto Federal nº 7.217/2010, e a Lei Municipal nº 4.679/2014, que ratificaram o Protocolo de Intenções da ARES-PCJ, conferindo à Agência Reguladora a competência de regulação económica e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico.

A Resolução ARES-PCJ nº 435/2022 deu início ao processo de revisão, que foi analisado e aprovado pelo Conselho de Regulação e Controle Social (CRCS) do Município de Araras em 16 de setembro de 2024. A decisão final da Diretoria Executiva da ARES -PCJ, fundamentada no Parecer Consolidado ARES-PCJ nº 30/2024 – CRO, determinadas a regularidade documental e o atendimento aos prazos e locais legais.

Novos Valores Tarifários

Revisão Tarifária de Água e Esgoto:

  • Os valores das tarifas de água e esgoto praticadas pela SAEMA serão revisados ​​em 16,15%, com aplicação a partir de novembro de 2024, para todas as categorias e faixas de consumo.

Reajuste dos Preços Públicos dos Demais Serviços:

  • Os valores dos preços públicos dos demais serviços oferecidos pela SAEMA serão reajustados em 4,50%, com aplicação também a partir de novembro de 2024.

As tabelas com os novos valores das tarifas e dos preços públicos serão disponibilizadas em local de fácil acesso e no site oficial do SAEMA.

Publicação e Vigência

Conforme determina a Lei Federal nº 11.445/2007, os novos valores entrarão em vigor após 30 dias da publicação desta resolução na imprensa oficial ou em jornal de circulação no Município de Araras. As leituras, precisão e emissões das respectivas contas com os novos valores serão realizadas após esse período.

A Resolução entra em vigor na data da sua publicação, garantindo um prazo mínimo de 12 meses desde a última alteração tarifária. Essa medida visa garantir a sustentabilidade econômica dos serviços de saneamento, garantindo a qualidade e a eficiência na prestação dos serviços à população de Araras.

Para mais informações, os interessados ​​podem acessar o site oficial da Prefeitura Municipal ou consultar a publicação oficial da Resolução na íntegra. Acesse aqui.

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Rogério Romanin alerta: “Esconder o preço é prática abusiva e fere o direito do consumidor”

“Todo produto ou serviço à venda deve ter o preço informado de forma clara, ostensiva...

Famílias sem condições de arcar com funeral terão apoio da Prefeitura de Araras (SP); veja quem tem direito ao benefício

Pessoas inscritas no CadÚnico, com baixa renda, ou em situação de vulnerabilidade social, têm direito...

Projeto “Aqueça um Coração” da Faculdade São Leopoldo Mandic leva calor humano a idosos de Araras, SP

A iniciativa foi da faculdade junto com os colaboradores estendendo aos docentes e alunos.Com o...

Últimas Notícias