CHEGA DE ESMOLAS! Prefeitura lança ação radical para tirar moradores de rua das praças em Araras, SP

Assistência Social, Saúde e Segurança Pública se unem para acolher as pessoas em vulnerabilidade social e para conscientizar a população sobre como agir.

A Prefeitura de Araras, por meio das secretarias de Assistência Social, da Saúde e de Segurança Pública e Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira (28) uma ação para orientar pessoas em situação de rua. A abordagem aconteceu nas praças Barão de Araras (do coreto), Barão de Arary (da Basílica) e Dr. Narciso Gomes (da Biblioteca).

Além de orientar as pessoas que frequentam diariamente esses locais a se dirigirem ao Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes”, para serem cadastradas e receberem alimentação, abrigo e outros auxílios, o objetivo da ação também foi de conscientizar os munícipes a não darem esmolas para essas pessoas. O que ajuda a perpetuar a condição em que vivem.

“Essa ação visa conscientizar a população para que eles não deem esmolas a essas pessoas. Estamos mostrando também como podem nos ajudar, direcionando-as aos lugares certos, como o Centro Pop”, disse Elaine Brambilla, secretária municipal de Assistência Social.

O Centro Pop é o principal ponto de acolhimento às pessoas em situação de rua do município. Ali, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social oferece espaço para higiene pessoal, café da manhã, doação de marmitas, atendimento psicossocial e encaminhamento para a Saúde, quando necessário. Eles também são encaminhados à abrigos para pernoite e recebem passagens de ônibus para retornarem às cidades de origem.

Além da secretária da Assistência Social, participaram da ação o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli; o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo; servidores do Centro Pop e o vereador Lúcio Casa Bela (Podemos).

Atualmente, Araras tem 110 cadastros ativos de pessoas em situação de rua junto à Assistência Social. No ano passado, a pasta, em parceria com o Instituto de Difusão Espírita (IDE), atendeu 5.669 pessoas nessas condições, uma média de 19 por dia.

Artigos Relacionados

Servidores com parentes deficientes tem jornada de trabalho reduzida em Araras, SP

Prefeitura regulamentou jornada especial por meio de decreto; redução da carga horária pode chegar a...

Prefeito Irineu Maretto participa de evento do Tribunal de Contas do Estado

Santa Gertrudes sediou um dos 20 encontros da 29ª edição do Ciclo de Debates com...

OAB realiza solenidade de entrega de carteiras a novos advogados de Araras, SP

A solenidade também foi marcada por momentos de emoção, com discursos inspiradores e homenagens aos...

Últimas Notícias