Bebida é rica em nutrientes e minerais que contribuem para o equilíbrio do organismo.
Os dias quentes pedem uma boa dose de refresco e sabor, e nada mais adequado para isso do que uma bebida saudável, acessível e rica em benefícios corporais: a água de coco.
A água de coco verde é uma bebida que está presente no coco, fruto do coqueiro. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o coqueiro é uma das plantas mais úteis do mundo, servindo água nutricional, alimento, óleo de cozinha e até tronco para habitação de telhados de palha.
BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO
O principal benefício da água de coco é a hidratação. Fernando Guanabara*, médico nutrólogo, explica que a bebida é rica em minerais que contribuem para uma homeostase metabólica, ou seja: auxilia no equilíbrio do organismo humano.
O líquido ainda é abundante em nutrientes como vitaminas do complexo B e C, e minerais como magnésio, potássio e sódio. “A água de coco hidrata e ao mesmo tempo nutre o nosso corpo”, resume o médico nutrólogo.
Alyson Brito**, especialista em emagrecimento e metabolismo, também destaca que a água de coco por contribuir para o tratamento de infecções gastrointestinais, ajudando na reabilitação da saúde.
O profissional informa ainda que um corpo bem hidratado tem uma melhor resposta às reações metabólicas, controle térmico, saúde muscular, pele e cabelos.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
Além de todos os benefícios das vitaminas e minerais, e do poder de hidratação, a água de coco tem grande quantidade de antioxidantes que ajudam a melhorar a resposta imune no sistema de defesa.
Fernando esclarece que os antioxidantes são responsáveis no combate dos radicais livres do corpo humano e têm, assim, o poder de retardar o envelhecimento celular.
COMO CONSUMIR
Os profissionais alertam para o cuidado com o excesso no consumo da água de coco. Segundo Fernando Guanabara, não existe uma quantidade exata recomendada, mas ele indica de um a dois corpos por dia.
Já Alyson Brito informa que o excesso do líquido no corpo humano pode elevar as concentrações de sódio e potássio, alterando a glicemia em diabéticos. “Pessoas com problema renal deve procurar um profissional médico e nutricionista para saber a sua indicação”, afirma Brito.
A Embrapa ressalta que a bebida fermenta muito fácil e por isso é importante que o consumo seja imediato após o coco aberto. A indicação vale também para garrafas e caixinhas do produto. Caso contrário, haverá comprometimento da bebida.
“Na verdade, quando o oxigênio entra em contato com a água, começa o processo de oxidação, o que altera a cor da mesma. Evitar também frutos com trincas e injúrias, pois estas permitem a contaminação por micro-organismos”, destaca a Embrapa.