Objetivo é que araras também se reproduzam na área urbana.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, pelo CRAS Pró-Arara, iniciou a instalação de mais três caixas ninho para a reprodução das araras: duas delas na Praça Barão de Araras e outra no Calçadão Monsenhor Quércia.
“Agora a Primavera é época de reprodução das araras e a gente instala os ninhos artificiais para que elas também se reproduzam na área urbana”, explica Fábio Cassiano, biólogo do CRAS Pró-Arara.
Hoje, a cidade tem seis caixas ninho instaladas que servem não só para a reprodução das araras, mas de outras aves também. Segundo Fábio, o objetivo é instalar 30 caixas em toda a cidade.
“Queremos que a população também consiga acompanhar todo esse processo das araras namorando, usando os ninhos e depois os filhotes nascendo”, disse.
Não alimente animais silvestres
Com as araras presentes na área urbana, a equipe do CRAS ressalta que a população não deve alimentar nenhum animal silvestre. Além dos alimentos serem inadequados para os animais, o contato com o ser humano faz com que as aves fiquem dependentes e mansas, correndo o risco de serem capturadas ou machucadas.
O código de posturas de Araras prevê a proibição de alimentação de pássaros e animais silvestres. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-3538 (CRAS Pró-Arara).