“Estou muito feliz”, diz prefeito Pedrinho Eliseu sobre importante resultado divulgado pela Bright Cities para a cidade de Araras, SP

Relatório divulgado pela consultoria Bright Cities aponta Araras à frente de importantes cidades Bragança Paulista, Atibaia, São José do Rio Preto, Americana e Campinas.

O ararense pode voltar a se orgulhar do município em que vive, pois, Araras está de volta como destaque no cenário nacional. De acordo com o relatório divulgado pela consultoria Bright Cities de Ranking Cidades Sustentáveis (RCI), Araras está entre as três cidades mais sustentáveis e inovadoras do Brasil. O levantamento é embasado em 40 indicadores divididos em cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, infraestrutura e serviços básicos.

Dentre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes avaliadas pelo estudo, Araras está atrás apenas de Barueri (1º) e São Caetano do Sul (2º), que ficam na região metropolitana de São Paulo. Está à frente de importantes cidades como: Bragança Paulista (4ª), Atibaia (5ª), São José do Rio Preto (6ª), Americana (7ª), Florianópolis (8ª), Londrina (9ª) e Campinas (10ª).

A Bright Cities é uma plataforma virtual que avalia as cidades e faz apontamentos com a finalidade de torná-las mais eficientes e sustentáveis. Para ranquear as cidades, a consultoria considerou a norma técnica global NBR ISO 37120 de 2021, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando a economia, educação, energia, meio ambiente, governança, finanças, saúde, esportes e lazer, transportes, telecomunicações e inovação e planejamento urbano, além da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.

Os pilares temáticos do estudo

Prosperiade: economia, inovação, infraestrutura e condições sociais;
Gestão: avaliam fatores que impactam a qualidade da gestão municipal, finanças públicas e gênero na política;
Bem-estar: educação; esporte e cultura; saúde; agricultura local/urbana e segurança alimentar; meio ambiente e mudanças climáticas;
Segurança: número de mortes relacionadas a incêndios, desastres naturais, acidentes industriais e mortes no trânsito;
Infraestrutura e serviços básicos: foi observada a quantidade de pessoas com acesso à coleta de lixo, saneamento básico e esgoto.

As 10 primeiras cidades do ranking estão localizadas na região sul e sudeste, sendo oito em São Paulo, uma em Santa Catarina e uma no Paraná.

1º Barueri (SP)
2º São Caetano do Sul (SP)
3º Araras (SP)
4º Bragança Paulista (SP)
5º Atibaia (SP)
6º São José do Rio Preto (SP)
7º Americana (SP)
8º Florianópolis (SC)
9º Londrina (PR)
10º Campinas (SP)


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

INFORMAÇÕES DE ARARAS
INFORMAÇÕES DE POLÍCIA
INFORMAÇÕES DE POLÍTICA

Artigos Relacionados

Provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal acontecem neste final de semana em Araras, SP

O local de aplicação da prova é a E. E. Dr. Cesário Coimbra. No total,...

Ministério Público do Trabalho acata denúncias do SindSepa sobre condições precárias na Saúde Pública de Araras, SP

As queixas apontam para uma série de descumprimentos das normas trabalhistas, especialmente no que tange...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal de Araras, SP

Atendimento aos visitantes acontece de 8h às 17h, de segunda a sexta, e aos domingos,...

Últimas Notícias