Garganta inflamada, o que fazer?

As pastilhas para garganta inflamada têm ação analgésica e servem apenas para aliviar a dor, não sendo capazes de tratar a infecção.

O tratamento da garganta inflamada deve ser feito com medicamentos que aliviam os sintomas. Para quadros virais, visando melhora mais rápida da inflamação, podem ser prescritos anti-inflamatórios orais, porém nos casos de infecção bacteriana é necessário a associação de antibiótico. Em ambos os casos, os remédios devem ser receitados pelo médico.

Dentre os remédios usados no tratamento da dor de garganta estão a nimesulida, o diclofenaco e ou ibuprofeno, na classe de anti-inflamatórios e a benzetacil e amoxacilina, dentre os antibióticos mais prescritos.

As pastilhas para garganta inflamada têm ação analgésica e servem apenas para aliviar a dor, não sendo capazes de tratar a infecção. Vale ressaltar que alguns especialistas contraindicam pastilhas com mentol, limão ou agentes irritantes para a parede da orofaringe.

Cirurgia para retirar as amígdalas só está indicado quando a garganta fica inflamada constantemente (5 a 7 vezes ao ano) ou ainda quando o inchaço causado pela infecção dificulta a respiração.

Se a dor de garganta for originada por uma infecção bacteriana, o tratamento é realizado com medicamentos antibióticos. A medicação pode ser administrada por via oral ou injeção, dependendo da gravidade do caso, em geral nos casos mais graves os médicos optam pela injeção devido a resposta mais rápida.

O tratamento com antibióticos por via oral pode ter um tempo de duração de até 10 dias. Suspender o remédio antes do prazo determinado pelo médico pode provocar recaídas e deixar as bactérias resistentes ao antibiótico.

Existe algum remédio caseiro para garganta inflamada?

O gargarejo com água morna e sal (sem vinagre) é um remédio caseiro frequentemente indicado por médicos, pois alivia a dor de garganta, principalmente em casos de amigdalite. Porém, o gargarejo não trata a infecção e por isso não dispensa o uso dos medicamentos.

Como fazer:

  1. Misturar uma colher (chá) de sal em um copo de água morna;
  2. Fazer o gargarejo com a mistura durante 5 minutos;
  3. Repetir o procedimento pelo menos 4 vezes por dia.

Em caso de dor de garganta, a pessoa deve procurar um médico otorrinolaringologista, clínico geral ou médico de família.

Fonte: medicoresponde.com.br.

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA TAMBÉM:

Anúncio

Artigos Relacionados

Estudante do 5º ano de Medicina estreia seu primeiro mini vlog no Hospital São Leopoldo Mandic em Araras, SP

Atualmente em rodízio de Clínica Médica, ela passa por diferentes especialidades e vivencia cenários como ambulatório, pronto atendimento, enfermaria e plantões noturnos, sempre com...

Deputado federal Saulo Pedroso declara apoio à Santa Casa ao anunciar chegada de emenda de 2 milhões destinada pelo parlamentar ao município de Araras,...

“Eu gosto de trabalhar na liberação de recursos para administrações que aplicam com qualidade, eficiência e eficácia, como está acontecendo aqui em Araras”, declarou...

Paróquia Nossa Senhora de Fátima doa 80 mamadeiras novas para a pediatria da Santa Casa de Araras, SP

A iniciativa teve como objetivo oferecer mais segurança, qualidade e conforto para as crianças atendidas pela instituição hospitalar.Na semana passada, a Paróquia Nossa Senhora...

Últimas Notícias