Indícios de juros abusivos justificam manter posse de veículo em liminar

A decisão se deu no bojo de pedido revisional de contrato de financiamento de veículo.

Por entender que ficaram comprovados os requisitos necessários para concessão de tutela de urgência — probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo —, o desembargador Thiago de Siqueira, deferiu pedido para manutenção da posse de um veículo.

A decisão se deu no bojo de pedido revisional de contrato de financiamento de veículo. Ao decidir, o magistrado apontou que o autor juntou pesquisa efetuada no Banco Central que aponta a taxa média de mercado à época da contratação (março/2022) de 27,15% ao ano, tendo sido pactuada no contrato a taxa de juros anual em 63,67%, o que evidenciaria que a taxa prevista seria abusiva.

“Portanto, diante da relevância da fundamentação invocada pela agravante e presentes os requisitos autorizadores, defiro a antecipação de tutela requerida, para permitir a consignação dos valores incontroversos das parcelas do contrato de empréstimo e impedir a negativação de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, bem como, para mantê-la na posse do bem.”, resumiu.

Diante disso, ele decidiu pela manutenção da posse do veículo e intimou a parte a agravada a se manifestar no prazo de 15 dias. Clique aqui para ler a decisão

Artigos Relacionados

Aneel mantém bandeira verde pelo 19º mês consecutivo, e conta de luz segue sem cobrança extra em novembro

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os níveis dos reservatórios estão em 69% e na região...

Estados aumentarão ICMS de combustíveis em 12,5% em fevereiro

Comsefaz atualizou alíquotas pela inflação desde novembro de 2021. ICMS é parte do valor final...

Saque-aniversário do FGTS: quase 33 milhões de trabalhadores já aderiram

E os números revelam que muitos desses trabalhadores usam essa possibilidade para dar como garantia...

Últimas Notícias