INSS: Segurados acamados precisam ir à agência para fazer perícia?

O site Repórter Beto Ribeiro foi consultar o advogado Kleber Luizetti. Segundo ele, aurante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local

Fazer a perícia do INSS ou até mesmo no hospital é uma opção para quem está acamado e necessita de um benefício por incapacidade.

Muitas pessoas não sabem que isso é possível, mas para isso basta designar um representante para comparecer em seu lugar, portando documentos que comprovem a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção até a agência do INSS, juntamente com outros documentos de identificação, no dia e horário agendados para a perícia.

Durante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local, como em um município diferente, por exemplo.

Perícia médica para acamados

A perícia médica é indispensável para a obtenção de benefícios por incapacidade, seja temporário (anteriormente conhecido como auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).

Essa alternativa foi criada levando em consideração a possibilidade de o segurado estar acamado, necessitando de cuidados especiais e sem condições de se locomover até a agência do INSS.

É importante ressaltar que em nenhuma circunstância o segurado precisa se deslocar para o atendimento da perícia em maca, ambulância ou outro veículo, visando preservar tanto a integridade quanto a privacidade do segurado.

Em casos de gravidade clínica, há o risco de agravamento da situação ou até mesmo risco de vida para o requerente. Essa informação sobre a possibilidade da perícia domiciliar ou hospitalar é sempre destacada no comprovante de agendamento desses benefícios.

Artigos Relacionados

Arteris Intervias realiza ação educativa na Rodovia Anhanguera para marcar o Dia do Motociclista

Campanha acontece nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, no estacionamento da praça de pedágio...

Três em cada 10 passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro

Pesquisa foi realizada pela Arteris Intervias, em praças de pedágio; concessionária realiza ação educativa quinta-feira...

Advogado esclarece ‘pente-fino’ do INSS e impacto dessa operação aos beneficiários

O objetivo principal é identificar e combater fraudes, além de assegurar que os recursos públicos...

Últimas Notícias