INSS: Segurados acamados precisam ir à agência para fazer perícia?

O site Repórter Beto Ribeiro foi consultar o advogado Kleber Luizetti. Segundo ele, aurante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local

Fazer a perícia do INSS ou até mesmo no hospital é uma opção para quem está acamado e necessita de um benefício por incapacidade.

Muitas pessoas não sabem que isso é possível, mas para isso basta designar um representante para comparecer em seu lugar, portando documentos que comprovem a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção até a agência do INSS, juntamente com outros documentos de identificação, no dia e horário agendados para a perícia.

Durante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local, como em um município diferente, por exemplo.

Perícia médica para acamados

A perícia médica é indispensável para a obtenção de benefícios por incapacidade, seja temporário (anteriormente conhecido como auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).

Essa alternativa foi criada levando em consideração a possibilidade de o segurado estar acamado, necessitando de cuidados especiais e sem condições de se locomover até a agência do INSS.

É importante ressaltar que em nenhuma circunstância o segurado precisa se deslocar para o atendimento da perícia em maca, ambulância ou outro veículo, visando preservar tanto a integridade quanto a privacidade do segurado.

Em casos de gravidade clínica, há o risco de agravamento da situação ou até mesmo risco de vida para o requerente. Essa informação sobre a possibilidade da perícia domiciliar ou hospitalar é sempre destacada no comprovante de agendamento desses benefícios.

Artigos Relacionados

Advogada explica como doar imóveis para o filho (a) sem a participação do cônjuge

Francielli Palma Maciel, que atua também no Direito de Família e Sucessões, diz quais medidas...

Arteris Intervias vai recapear 100% do pavimento da Rodovia Anhanguera

Nova fase da obra começa quarta-feira (19) e vai acontecer nos 82 km administrados pela...

Saiba como funciona o aviso prévio para quem é demitido e para quem pede demissão

Segundo o advogado Willian Cassiano, a empresa deve pagar o aviso prévio quando demite o...

Últimas Notícias