INSS: Segurados acamados precisam ir à agência para fazer perícia?

O site Repórter Beto Ribeiro foi consultar o advogado Kleber Luizetti. Segundo ele, aurante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local

Fazer a perícia do INSS ou até mesmo no hospital é uma opção para quem está acamado e necessita de um benefício por incapacidade.

Muitas pessoas não sabem que isso é possível, mas para isso basta designar um representante para comparecer em seu lugar, portando documentos que comprovem a internação hospitalar ou a impossibilidade de locomoção até a agência do INSS, juntamente com outros documentos de identificação, no dia e horário agendados para a perícia.

Durante essa perícia, o médico avaliará se é pertinente realizar o procedimento externamente, podendo ser em domicílio, hospital ou em outro local, como em um município diferente, por exemplo.

Perícia médica para acamados

A perícia médica é indispensável para a obtenção de benefícios por incapacidade, seja temporário (anteriormente conhecido como auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).

Essa alternativa foi criada levando em consideração a possibilidade de o segurado estar acamado, necessitando de cuidados especiais e sem condições de se locomover até a agência do INSS.

É importante ressaltar que em nenhuma circunstância o segurado precisa se deslocar para o atendimento da perícia em maca, ambulância ou outro veículo, visando preservar tanto a integridade quanto a privacidade do segurado.

Em casos de gravidade clínica, há o risco de agravamento da situação ou até mesmo risco de vida para o requerente. Essa informação sobre a possibilidade da perícia domiciliar ou hospitalar é sempre destacada no comprovante de agendamento desses benefícios.

Artigos Relacionados

Está com seu salário atrasado? Entenda quais são seus direitos

O site Repórter Beto Ribeiro conversou com a advogada Francielli Palma Maciel, segundo ela o...

Aposentadoria por idade: confira os requisitos em 2024

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...
Cantora gospel Aymée Rocha denuncia realidades chocantes em música no Dom Reality

Cantora gospel Aymée Rocha denuncia realidades chocantes em música no Dom Reality

Nos últimos dias, um vídeo da apresentação de Aymée Rocha no Dom Reality, um show...

Últimas Notícias