Lira decide entrar na articulação para regulamentar inteligência artificial e redes sociais

Entre os motivos está o uso de imagem falsa e caluniosa de um político durante uma curta campanha (apenas 45 dias). Na visão deles, o estrago à imagem derrotaria o político.

Escanteado após ter urgência rejeitada, com forte apoio da bancada evangélica, o PL das Fake News, que pretende regulamentar as redes sociais, ganhou um articulador de peso. Arthur Lira entrou em campo e procurou deputados da bancada evangélica para tentar negociar a retomada da votação da matéria já no primeiro semestre de 2024.

Com quem conversou, Lira demonstrou preocupação com o avanço da inteligência artificial e argumentou que o assunto precisa ser retomado antes das eleições municipais. Entre os motivos está o uso de imagem falsa e caluniosa de um político durante uma curta campanha (apenas 45 dias). Na visão deles, o estrago à imagem derrotaria o político.

Para tentar avançar na discussão, Lira ligou, na semana passada, para Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), um dos deputados que liderou a derrubada da urgência do PL.

Mas Cavalcante respondeu ao presidente da Câmara que só aceita discutir a proposta de Kim Kataguirri (União Brasil-SP), que trata de inteligência artificial, e mesmo assim, sob a condição de que o tema terá um relator “equilibrado”, que não seja um nome da esquerda.

O PL das Fakes News, qual a oposição chama de PL da Censura, era relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A retomada da discussão sobre a regulamentação das redes sociais voltou após uma onda de ataques recentes: Lula foi ameaçado, Janta teve o perfil no X hackeado, jovens tiveram fotos falsas de nudez publicadas na internet, além da morte de Jessica Vitória, 22 anos, alvo de assédio direcionado por fake news e até a morte do influencer PC Siqueira.

Fonte: O Globo/Lauro Jardim

Artigos Relacionados

Arteris Intervias realiza ação educativa na Rodovia Anhanguera para marcar o Dia do Motociclista

Campanha acontece nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, no estacionamento da praça de pedágio...

Três em cada 10 passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro

Pesquisa foi realizada pela Arteris Intervias, em praças de pedágio; concessionária realiza ação educativa quinta-feira...

Advogado esclarece ‘pente-fino’ do INSS e impacto dessa operação aos beneficiários

O objetivo principal é identificar e combater fraudes, além de assegurar que os recursos públicos...

Últimas Notícias