A situação é ainda mais preocupante, já que boa parte dos resíduos encontrados são recicláveis, enquanto outros itens, como roupas, tênis e até mesmo sanitários em condições utilizáveis, poderiam ser doados a quem precisa.
No último final de semana, Thiago Vieira, morador da região leste de Araras (SP), apresentou imagens no grupo “ARARAS SEM CENSURA” que chamou a atenção da comunidade local.
O registro revelou uma cena alarmante: montanhas de lixo, resíduos de todo tipo, despejados ao longo da estrada de terra que liga o Residencial Prefeito Milton Severino ao bairro José Ometto I.
A situação é ainda mais preocupante, já que boa parte dos resíduos encontrados são recicláveis, enquanto outros itens, como roupas, tênis e até mesmo sanitários em condições utilizáveis, poderiam ser doados a quem precisa.
Falta de conscientização
Thiago Vieira, o autor do registro, comentou sobre a descoberta: “Encontrei diversos pneus e vasilhames cheios de água, o que representa um grande perigo para possíveis criadores de mosquitos transmissores de doenças. Esperamos que, nesta cidade turística, a população possa se conscientizar e dar o destino correto ao lixo.”
O problema do descarte irregular de resíduos tem preocupado os moradores locais, que veem a paisagem de sua região ser gradualmente poluída. Além disso, a falta de conscientização sobre a importância do descarte adequado de lixo gera consequências negativas para o meio ambiente e a saúde pública.
A atitude de Thiago Vieira ao compartilhar o registro nas redes sociais visa chamar a atenção das autoridades e da população para a necessidade de ações concretas para resolver esse problema.
Preservar o meio ambiente
A sociedade anseia por medidas que incentivem o descarte adequado de resíduos, além de campanhas de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e manter uma cidade limpa.
É fundamental que as autoridades municipais tomem providências para coibir o descarte irregular de lixo e ofereçam alternativas para o descarte responsável, como a disponibilização de ecopontos e a realização de campanhas educativas.
Somente com o envolvimento de toda a comunidade será possível garantir um futuro mais limpo e sustentável para a região leste de Araras, SP.