MPT recomenda que Burger King deixe de usar adolescentes em fritadeiras, chapas e limpeza de banheiros

Ministério Público do Trabalho enviou notificação à empresa para que no prazo de 10 dias deixe de submeter menores ao trabalho ‘insalubre, noturno e perigoso’.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas (SP) enviou notificação ao Burger King nesta terça-feira (24) para que a rede de lanchonetes deixe de submeter, no prazo de 10 dias corridos, adolescentes ao “trabalho insalubre, noturno e/ou perigoso”, incluindo a proibição do uso de chapas e fritadeiras, e limpeza de banheiros públicos e dos lobbys das unidades pelos menores.

Em nota, o Burger King informou que foi notificado no final da tarde desta terça e que não teve acesso à íntegra dos autos. “Assim que tiver acesso ao processo tomará as medidas cabíveis”, destacou.

Denúncia

Segundo o MPT, a apuração teve início em fevereiro de 2023, a partir da denúncia de que um jovem teria sofrido queimadura em uma fritadeira em uma das lojas do Burger King em Campinas, o que teria ocasionado infecção no local.

O MPT esclarece que a Zamp, detentora da marca, tem 15 dias para comprovar o atendimento à recomendação no prazo estipulado. “Caso deixe de fazê-lo, poderá ser processada na Justiça do Trabalho pelo ajuizamento de ação civil pública”, diz, em nota.

‘Descumprindo a legislação’

Ainda de acordo com o MPT em Campinas, foram realizadas uma série de audiências, depoimentos e juntada de provas que levaram à conclusão de que o Burger King “está descumprindo a legislação trabalhista no que se refere ao trabalho de adolescentes”.

“A legislação vigente não permite que crianças e adolescentes trabalhem em ambientes insalubres e perigosos, ou em período noturno, impossibilitando o manuseio de chapas ou fritadeiras por pessoas menores de 18 anos. As provas colecionadas no inquérito apontam para o uso da mão de obra de adolescentes em desconformidade com a lei trabalhista”, explica o procurador Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt, titular do inquérito civil.

Anúncio

Artigos Relacionados

Consumidores questionam quebra de contrato em operadoras telefônicas: advogado Dr. Kleber Luzetti explica direitos

“O consumidor não está sozinho. A lei o protege contra práticas abusivas e garante que a relação contratual com as operadoras seja equilibrada”, finalizou...

Arteris Intervias promove programação especial na Semana Nacional do Trânsito 2025

Concessionária promove ações educativas de 16 a 25 de setembro com foco na segurança viária e no tema “Desacelere. Seu bem maior é a...

DLD Log Reversa doa equipamentos para Secretaria Municipal de Esportes de Araras, SP

“Estamos felizes em poder apoiar iniciativas que incentivam o esporte, promovem a saúde e fazem a diferença na vida da comunidade. Seguimos juntos, fortalecendo...

Últimas Notícias