Antes Tarde do que Nunca! Lago do Parque Ecológico Municipal passará por limpeza na próxima semana em Araras, SP

“É triste porque antigamente não era assim e pior para os animais e para a aparência da cidade, porque aqui é um ponto turístico. Muita gente vem aqui para visitar e ver uma situação dessa é terrível”, disse a estudante Yasmin de Oliveira Poiam.

O lago do Parque Ecológico Municipal “Gilberto Rüegger Ometto”, em Araras (SP), está sofrendo com a proliferação de plantas aquáticas e assoreamento, preocupando moradores que frequentam o local. A área também tem lixo.

A prefeitura informou que fará a limpeza na próxima semana. (veja abaixo o posicionamento).

Segundo a ecóloga Silvia Regina Gobbo, pós-graduanda na pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), essas plantas se formam geralmente porque o corpo d’água está com muito nutriente, que pode ser oriundo de fertilizantes ou esgoto urbano.

“É uma situação de poluição por fertilizantes, por matéria orgânica que também são poluentes no caso de um corpo d’água, já que eles promovem a proliferação tanto de microrganismos que podem roubar o oxigênio quanto de macrófitas, que são essas plantas aquáticas que crescem desenfreadamente”, disse a especialista em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

Risco da lagoa desaparecer

Se nada for feito, as plantas vão aumentar cada vez mais. “Essa lagoa vai ficando cada vez mais rasa e ela deixa de existir, pode virar um solo comum”, disse a ecóloga.

“É triste porque antigamente não era assim e pior para os animais e para a aparência da cidade, porque aqui é um ponto turístico. Muita gente vem aqui para visitar e ver uma situação dessa é terrível”, disse a estudante Yasmin de Oliveira Poiam.

Além das plantas aquáticas e os sedimentos trazidos pela chuva, que formaram uma espécie de ilha no meio do lago, a reportagem encontrou garrafas, isopor e papéis jogados no lado, mostrando também a falta de conscientização sobre o descarte irregular de lixo por parte da população.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que, a partir da próxima semana, será realizada a limpeza com o recolhimento e destinação correta das algas.

O órgão destaca que já foi providenciada a embarcação que será utilizada na operação.

Artigos Relacionados

Boletim Epidemiológico aponta 30 pessoas em isolamento domiciliar, 6 internadas na enfermaria Covid e 1 na UTI em Araras, SP

A população é incentivada a buscar a imunização conforme as diretrizes do programa de vacinação...

Vereador Dr. Apolari Propõe a Construção de Parklets Públicos para Valorizar o Comércio e Promover Espaços de Lazer em Araras, SP

Parklets são áreas contínuas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços...

TEMPERANDO OS FATOS: Empresário Irineu Norival Marreto fala em “surpresas” ao analisar o cenário político de Araras, SP

O empresário destacou a presença de novos nomes que, pela primeira vez, ingressarão na política...

Últimas Notícias