MPT recomenda que Burger King deixe de usar adolescentes em fritadeiras, chapas e limpeza de banheiros

Ministério Público do Trabalho enviou notificação à empresa para que no prazo de 10 dias deixe de submeter menores ao trabalho ‘insalubre, noturno e perigoso’.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas (SP) enviou notificação ao Burger King nesta terça-feira (24) para que a rede de lanchonetes deixe de submeter, no prazo de 10 dias corridos, adolescentes ao “trabalho insalubre, noturno e/ou perigoso”, incluindo a proibição do uso de chapas e fritadeiras, e limpeza de banheiros públicos e dos lobbys das unidades pelos menores.

Em nota, o Burger King informou que foi notificado no final da tarde desta terça e que não teve acesso à íntegra dos autos. “Assim que tiver acesso ao processo tomará as medidas cabíveis”, destacou.

Denúncia

Segundo o MPT, a apuração teve início em fevereiro de 2023, a partir da denúncia de que um jovem teria sofrido queimadura em uma fritadeira em uma das lojas do Burger King em Campinas, o que teria ocasionado infecção no local.

O MPT esclarece que a Zamp, detentora da marca, tem 15 dias para comprovar o atendimento à recomendação no prazo estipulado. “Caso deixe de fazê-lo, poderá ser processada na Justiça do Trabalho pelo ajuizamento de ação civil pública”, diz, em nota.

‘Descumprindo a legislação’

Ainda de acordo com o MPT em Campinas, foram realizadas uma série de audiências, depoimentos e juntada de provas que levaram à conclusão de que o Burger King “está descumprindo a legislação trabalhista no que se refere ao trabalho de adolescentes”.

“A legislação vigente não permite que crianças e adolescentes trabalhem em ambientes insalubres e perigosos, ou em período noturno, impossibilitando o manuseio de chapas ou fritadeiras por pessoas menores de 18 anos. As provas colecionadas no inquérito apontam para o uso da mão de obra de adolescentes em desconformidade com a lei trabalhista”, explica o procurador Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt, titular do inquérito civil.

Artigos Relacionados

Arteris Intervias realiza ação educativa na Rodovia Anhanguera para marcar o Dia do Motociclista

Campanha acontece nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, no estacionamento da praça de pedágio...

Três em cada 10 passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro

Pesquisa foi realizada pela Arteris Intervias, em praças de pedágio; concessionária realiza ação educativa quinta-feira...

Advogado esclarece ‘pente-fino’ do INSS e impacto dessa operação aos beneficiários

O objetivo principal é identificar e combater fraudes, além de assegurar que os recursos públicos...

Últimas Notícias