Para lidar com a situação, a moradora entrou em contato com o serviço de atendimento municipal responsável pelo controle de zoonoses, fazendo uma denúncia do episódio através do número 156, buscando uma solução para o problema.
Na tarde de quinta-feira (27), uma dona de casa residente na rua Armelindo Baghin, no bairro Parque das Árvores em Araras (SP), foi surpreendida com uma visita inesperada na sala de sua residência. A moradora relatou ao site Repórter Beto Ribeiro que teme pela segurança dela e de seus dois animais de segurança, um cachorro e um gato.
Segundo o relato da dona de casa, o incidente envolveu a presença de um escorpião. Ela expressou sua preocupação com a segurança de seus animais, alegando que teve sorte de eles não terem sido acolhidos pelo ocorrido.
Para lidar com a situação, a moradora entrou em contato com o serviço de atendimento municipal responsável pelo controle de zoonoses, fazendo uma denúncia do episódio através do número 156, buscando uma solução para o problema.
No entanto, a dona de casa manifestou sua apreensão com relação à força da resposta que espera receber. Ela expressou que teme que o ocorrido seja apenas registrado, sem medidas concretas de controle e prevenção para evitar novas ocorrências.
O que diz a prefeitura?
Com a intenção de informar a população sobre acidentes com escorpiões, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá dicas para não proliferação do animal e apresenta soluções em caso de picaduras do aracnídeo.
“Normalmente entre os meses de setembro a março, devido à época de chuva e a chegada do calor, os escorpiões são mais vistos. Com hábito noturno, eles gostam de ficar em esconderijos, locais úmidos e escuros, como pilhas de tijolos e telhas, no meio de entulhos, materiais em desuso nos fundos de quintais, entre outros lugares. Por esse motivo, nós pedimos à população que evitem esses possíveis criadouros. Pois evitando, dificilmente, esses animais surgirão nas residências. Em caso de alguém encontrar escorpiões em sua casa, deve-se entrar em contato com Centro de Controle de Zoonoses, para uma equipe realizar a captura do animal”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Waldemar Vechin Junior.
O diretor reforça que o aumento dos escorpiões nos últimos anos é devido à falta dos predadores destes animais. “Nos últimos tempos, o aparecimento do animal cresceu consideravelmente, muito pela escassez de predadores, como sapos, lagartixas, lagartos, além de corujas. Em relação aos sapos, lagartixas e lagartos, nós pedimos que não matem esses animais, pois eles têm um papel muito importante neste aspecto”, finalizou Vechin.
Santa Casa é equipada com soro antiescorpiônico
Em caso de picaduras de escorpiões, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o Pronto Socorro do Hospital São Luiz (Santa Casa de Misericórdia de Araras) é equipado com soro antiescorpiônico.
“As maiores gravidades em picaduras de escorpiões são nos extremos de idade, crianças e idosos, por não apresentarem tanta resistência do que os demais indivíduos. Nós pedimos que em caso de acidentes, a pessoa imediatamente vá a uma unidade de saúde, em hipótese nenhuma deixe o tempo passar, esperando o que pode acontecer e ir rápido para ser avaliado clinicamente. Quanto mais esperar, mais o veneno se espalha na corrente sanguínea da vítima”, explicou o médico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Rodrigo Klein.
Em Araras, o escorpião encontrado é o “amarelo” (Tityus serrulatus), típico das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.
Clique aqui e veja o vídeo.
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.
LEIA TAMBÉM:
Tentativa de furto em residência no Jardim Belvedere é frustrada pela Guarda Civil Municipal de Araras, SP
Programa “Casa Paulista”: Famílias com renda mensal média de R$ 2,4 mil irão receber R$ 10 mil de benefício para construção de 237 unidades habitacionais em Araras, SP