Mulher não pode trabalhar 2 domingos seguidos?

É verdade que a mulher não pode trabalhar dois domingos seguidos? De acordo com a advogada Francielli Palma Maciel, sim!

Em novembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, com base na Constituição Federal (artigo 7º, inciso XV), que a mulher tem o direito de folga quinzenal aos domingos. Segundo a decisão, é obrigatório que ela trabalhe um domingo e folgue no outro.

Ainda de acordo com a advogada, a Lei nº 605/1949, em seu artigo 6º, também assegura o direito ao repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos, para todos os trabalhadores.

Caso essa regra não seja respeitada, a empresa pode ser condenada a pagar todos os domingos trabalhados como hora extra, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, o direito à folga quinzenal aos domingos é respaldado não apenas pela decisão do STF, mas também por legislações trabalhistas vigentes.

Essa decisão do STF e as legislações que a respaldam são informações cruciais para as mulheres trabalhadoras, especialmente para as mães que precisam conciliar suas responsabilidades profissionais com os cuidados familiares.

Compartilhar esse conhecimento pode ajudar a garantir que os direitos das mulheres no mercado de trabalho sejam respeitados e cumpridos pelas empresas.

Artigos Relacionados

Aprovada em processo seletivo perde vaga ao contar gravidez: entenda por que atitude da empresa é ilegal e o que fazer

Ana Gabriela, de 33 anos, descobriu a gestação enquanto estava em busca de um novo...

Adolescente de 12 anos morre enquanto esperava atendimento médico no interior de SP

Santa Casa de Casa Branca (SP), informou que paciente chegou com sintomas leves, mas quadro...

Cobra sucuri de 4 metros é flagrada atravessando estrada rural na região

Animal foi registrado por autônomo e seu padrasto que estavam a caminho de sítio, entre...

Últimas Notícias