OAB alerta para golpe em que criminosos se passam por advogados em processos de indenização

Orientação veio após um cliente de um escritório de advocacia de Bauru (SP) receber uma carta falsa em nome de sua advogada.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru (SP) está em alerta diante de um novo golpe que vem sendo aplicado na região. A prática fraudulenta envolve a falsa promessa de indenizações e a utilização de nomes de advogados membros da ordem.

O alerta veio após um cliente de um escritório de advocacia da cidade receber uma correspondência falsa em nome de sua advogada, informando que ele teria direito de receber a quantia de R$103 mil como parte de uma ação coletiva, e que para receber essa suposta indenização, ele deveria desembolsar R$8.625,00 em custas processuais.

Segundo investigações, as ações dos golpistas têm utilizado diversos meios para entrar em contato com suas vítimas, como aplicativos de mensagens, ligações telefônicas e cartas. Além disso, fazem uso de fotos, nomes e números de registro de advogados reais para solicitar pagamentos referentes a processos fictícios.

As vítimas são geralmente pessoas que realmente têm algum valor a receber, como em casos de ações trabalhistas ou previdenciárias. Os criminosos conseguem acessar informações sobre processos em plataformas online de tribunais e utilizam esses dados para enganar as vítimas.

Ao entrar em contato com os alvos, os golpistas solicitam pagamentos por meio de transferências bancárias ou PIX.

A recomendação da OAB é que, caso uma pessoa receba uma cobrança suspeita, entre em contato diretamente com o escritório de seu advogado através do número de telefone habitual, a fim de verificar a veracidade da cobrança. Além disso, é aconselhável obter informações sobre a conta bancária do golpista para registrar um boletim de ocorrência posteriormente.

A OAB também orienta os advogados a registrarem boletins de ocorrência na polícia caso sejam alvos dessas fraudes. E, para aqueles que caírem no golpe, aconselha-se procurar a OAB para receber orientações sobre como proceder para registrar um boletim de ocorrência.

Artigos Relacionados

Homem que matou ex-mulher a facadas é encontrado morto em pé de laranja dois meses após o crime

Segundo a Polícia Militar, Sérgio de Godoy, de 56 anos, estava foragido desde o dia...

Incêndio criminoso devasta vegetação em propriedade na região norte de Araras, SP

Um Jequitibá-rosa, plantado há mais de 20 anos, ficou com as folhas queimadas a mais...

Entregador de pizzas sofre tentativa de roubo na Avenida Ângelo Franzini em Araras, SP

Ele disse que por volta das 22hs, estava com uma entrega no Conjunto Habitacional Narciso...

Últimas Notícias