Paciente aponta falta de insumo para hemodiálise; Santa Casa afirma que tratamentos estão normais em Araras, SP

Os tratamentos estão cumprindo a prescrição médica, e os exames estão apresentando resultados dentro dos padrões requeridos.
A ingesta de líquidos máxima, para todos os pacientes que fazem hemodiálise, é de 800 ml por dia.

Na manhã desta terça-feira, dia 18 de julho, o site Repórter Beto Ribeiro foi procurado por um morador de Araras (SP), o qual relatou à nossa equipe que sabe que faz algum tempo que a Santa Casa vem passando por problemas financeiros que estão impactando os atendimentos.

Porém segundo o paciente, já há alguns meses tem faltado solução para as máquinas de hemodiálise. “Isso já vem ocorrendo há um certo tempo. Cerca de 5 meses. Como falta solução eles precisam economizar para que não acabe de tudo. O que ocorre é que pessoas que já não possuem seus rins e vivem uma vida com bastante limitação, estão sendo prejudicadas absurdamente”.

Ainda de acordo com o munícipe que nos procurou, o tempo na máquina varia de pessoa para pessoa, mas a grande maioria dialisa cerca de 4 horas 3 vezes na semana. “Com a falta de solução, estão dialisando 3 horas, ou seja, essas pessoas que já possuem uma restrição alimentar, tendo que comer minimamente e beber uma quantidade mínima de líquidos, estão tendo que se alimentar ainda menos, e beber menos líquidos ainda, pois se beberem o mínimo que até então poderiam beber, não conseguem retirar o total do peso e fazer a filtragem adequada das toxinas”.

“Se a Santa Casa não possui recursos precisam pedir ajuda e expor o problema para que seja solucionado com urgência, 5 meses ocorrendo isso é prejudicar, ser insensato, irresponsável com a saúde de pessoas que já estão prejudicadas. Essas pessoas que estão passando por uma situação complicada não podem ser ainda mais afetadas”, finalizou.

O que diz a Santa Casa ?

Em nota oficial enviada ao site Repórter Beto Ribeiro, a Santa Casa afirma que os tratamentos estão normais. Leia na íntegra abaixo:

A grande maioria dos pacientes não realiza quatro horas de hemodiálise. Todas as condutas e prescrições são feitas com base nos exames mensais.

Os tratamentos estão cumprindo a prescrição médica, e os exames estão apresentando resultados dentro dos padrões requeridos.
A ingesta de líquidos máxima, para todos os pacientes que fazem hemodiálise, é de 800 ml por dia.

Pacientes que não aderem a essa limitação apresentam sobrepeso e os problemas decorrentes.

Todos os pacientes estão sendo atendidos conforme a prescrição médica e os tratamentos vem apresentando resultados eficazes.

18 de julho de 2023
Santa Casa de Araras

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA TAMBÉM:

Artigos Relacionados

Felipe Beloto participa de encontro com lideranças do PL em Pirassununga, SP

A reunião contou com a presença de representantes dos deputados federais Mário Frias, Paulo Bilinsky...

DLD Logística Reversa faz doação de fraldas e lençóis para asilos de Limeira, SP

Nesta terça-feira (16), a DLD Logística Reversa, com sede em Araras/SP, realizou uma importante ação...

ELEIÇÕES 2024: Temporada do pastel já começou Araras, SP

Na disputa deste ano, a “temporada do pastel” já foi iniciada. Entre os pré-candidatos à...

Últimas Notícias