PATRULHA MARIA DA PENHA: Um Olhar Integrado para Combater a Violência Doméstica em Araras, SP

Programa Conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil e profissionais multidisciplinares auxiliam mulheres vítimas de violência doméstica, contando com o novo Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Na luta contra a violência doméstica, a cidade de Araras (SP), tem se destacado a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. Esse programa oferece um conjunto de ações integradas para ajudar no acompanhamento da execução de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica na região.

Uma das principais características desse programa é a sua abordagem integrada, que envolve não apenas a Polícia Militar, mas também a Polícia Civil, advogados, assistentes sociais e psicólogos. Esses profissionais atuam em conjunto para prestar apoio a mulheres que estão ameaçadas ou que já sofreram violência e que estão sob medidas protetivas.

Além da atuação conjunta das forças de segurança, a Comarca de Araras deu um passo importante no combate à violência doméstica ao inaugurar o Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em agosto. Este espaço, localizado pela Prefeitura, tem como objetivo oferecer um ambiente dedicado ao atendimento e proteção das vítimas de violência doméstica.

O Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher funciona em um imóvel vizinho ao fórum, localizado na Av. David Nasser, nº 326. Ele possui competência para conhecer, julgar, julgar e executar as causas decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, o Anexo oferece um atendimento multidisciplinar, contando com profissionais especializados no suporte às vítimas, como advogados, assistentes sociais e psicólogos.

A abertura desse espaço representa um avanço significativo no combate à violência doméstica em Araras, tornando mais acessíveis e eficazes os recursos disponíveis para ajudar mulheres em situações de risco. A atuação conjunta da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, em colaboração com a Polícia Civil e profissionais multidisciplinares, demonstra o compromisso da cidade em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor às vítimas de violência doméstica.

Esse modelo integrado de atuação e o novo Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher são passos importantes no combate à violência de gênero e no apoio às mulheres que enfrentam situações de violência doméstica. Com essas iniciativas, Araras está demonstrando seu compromisso em garantir a segurança e o bem-estar das mulheres em sua comunidade, contribuindo para um futuro mais igualitário e livre de violência.

Artigos Relacionados

Polícia Civil recupera camisa da Seleção autografada por Pelé e tocha olímpica furtadas em Campinas, SP

Objetos tinham sido levados da Confederação Nacional de Clubes em dezembro de 2023; homem de...

Jovens se passam por moradoras e invadem apartamento de luxo

Ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (18). Jovens chegaram de táxi ao condomínio, invadiram...

Motociclista bate em caminhão a mais de 190 km/h em Rio Claro, SP

Uma câmera, que estava acoplada no corpo do motociclista, registrou a colisão na SP-127. Condutor...

Últimas Notícias