PERGUNTE AO ADVOGADO: Posso Processar a Empresa ainda Trabalhando Nela?

Se um trabalhador acredita que teve seus direitos trabalhistas violados, ele pode buscar por meio de uma ação trabalhista.

Posso entrar com ação trabalhista estando trabalhando na empresa? Essa pergunta foi enviada ao site Repórter Beto Ribeiro através de nosso canal de comunicação através do WhatsApp. Nossa reportagem foi consultar o advogado Willian Cassiano (Advogacia Cassiano), sobre o assunto.

Segundo ele, sim, a Lei permite que você entre com uma ação, mesmo que ainda trabalhe para a empresa. Segundo o artigo 839 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não existe a necessidade de que o empregado saia da empresa para entrar na justiça contra ela.

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, é possível entrar com uma ação trabalhista mesmo estando empregado na empresa. Não há necessidade de deixar o emprego para buscar seus direitos na Justiça do Trabalho. Se um trabalhador acredita que teve seus direitos trabalhistas violados, ele pode buscar por meio de uma ação trabalhista.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece os direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores no Brasil. Para ingressar em uma ação trabalhista, o empregado pode procurar um advogado especializado na área trabalhista ou dirigir-se a um sindicato, que pode prestar assistência jurídica gratuita em alguns casos.

Vale ressaltar que é fundamental reunir todas as provas e documentos que comprovem as alegações do trabalhador, como contratos, recibos de pagamento, registros de jornada, entre outros, para fortalecer o caso na ação trabalhista.

É essencial lembrar que cada caso é único, e as informações podem variar dependendo da legislação e das normas específicas de cada país ou localidade. Portanto, é aconselhável buscar a orientação de um profissional especializado em questões trabalhistas para obter uma análise precisa da situação.

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA TAMBÉM:

Artigos Relacionados

Funcionário Sem Vale-Transporte Pode Faltar Ao Trabalho?

A lógica por trás disso é simples: o trabalhador não deve ser penalizado pela incapacidade...

Dano em veículo causado por buraco na rua pode ser cobrado da prefeitura; saiba como

A maioria das pessoas acaba arcando com os danos; reportagem conversou com advogado Kleber Luzetti,...

Saiba qual a diferença entre insalubridade e periculosidade

Como forma de compensá-los, nossa legislação criou os benefícios de insalubridade e periculosidade.Os adicionais de...

Últimas Notícias