Esse foi o principal assunto do programa PONTO DE VISTA que teve a análise do advogado Ernani Cassiano e da vereadora Ana Júlia Casagrande. O executivo ainda não informou quais serviços serão afetados pelos cortes.
A Prefeitura Municipal de Araras (SP) anunciou nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, que fará uma contingência orçamentária (corte) em todas as secretarias municipais. A medida visa garantir a normalidade das contas públicas.
Os cortes totalizam R$ 15 milhões, o que corresponde a 2,4% do orçamento total da Prefeitura, que é de R$ 630 milhões. Segundo a Secretaria da Fazenda, a decisão vai garantir que serviços essenciais não sejam paralisados e que os impostos não sejam reajustados acima da inflação.
O prefeito Pedrinho Eliseu afirmou que o trabalho de recuperação financeira não vai render frutos do dia para a noite, mas que a administração está trabalhando para encontrar fontes alternativas de recursos.
A reportagem procurou para comentar o assunto, o especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro (UNIRIO) e professor universitário, Dr. Leandro Cerbi, sobre os cortes prometidos pela Prefeitura Municipal.
” Toda gestão pública precisa ser feita com os pés nos chão e diminuição dos gastos públicos são bem vindos. Ao contrário de outros anos que a previsão orçamentária era de difícil mensuração diante da pandemia, hoje a realidade não é mais essa. Se está havendo cortes desse porte é porque está gastando além do que estava previsto e o bom gestor precisa encontrar onde estão esses gargalos”, afirmou.
Ainda de acordo com Cerbi, a máquina pública precisa sofrer ajustes o tempo todo, o que não pode é ter cortes que afetam ou prejudicam a população que mais precisa.
“Não se faz cortes em projetos e programas essenciais e sim em pontos especiais, como por exemplo em cargos comissionados, aluguéis desnecessários, energia elétrica, entre outros. O que se viu no comunicado é que não foi demonstrado o que será diminuído ou economizado, cortar por cortar sem critério bem definido não resolve a longo prazo, e a situação pode piorar”, completou.
A Prefeitura de Araras ainda não informou quais serviços serão afetados pelos cortes. Assista ao programa PONTO DE VISTA: