Primeiro fim de semana de março deve ser de calor em quase todo Brasil

Tendência para o mês de março é de tempo abafado e chuvas abaixo da média. No fim de semana, Sudeste pode ter temporais.

O primeiro fim de semana de março deve ser de calor e poucas chuvas em boa parte do país. De acordo com a Climatempo, os próximos dias devem seguir a tendência esperada para o mês de tempo abafado e com chuvas abaixo da média.

região central do país deve registrar as temperaturas mais altas no fim de semana. Em algumas cidades do sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, as máximas devem ficar próximas aos 40ºC.

Segundo os meteorologistas, um sistema de alta pressão atuando na região contribui para a elevação da temperatura.

Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, comenta que a previsão é de sol durante o dia para grande parte do país, com possibilidade de pancadas de chuva na parte da tarde.

“Vai ter um sol para cada um na maior parte do dia e à tarde vem as pancadas, mas poucas áreas devem ter transtornos”, prevê a meteorologista.

Temporais no Sudeste

Apesar da previsão de pouca chuva para o Brasil nos próximos dias, alguns estados do Sudeste podem registrar grandes volumes de chuva no fim de semana.

Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as pancadas de chuva devem começar ainda na manhã desta sexta-feira (1) e ganhar intensidade ao longo da tarde e no fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de “perigo” por conta das chuvas intensas na região. Locais como a Zona da Mata, o Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e região metropolitana de Belo Horizonte podem registrar até 100 milímetros de chuva por dia.

Há risco de ventos intensos, de até 100 km/h e de alagamentos nessas regiões. Os meteorologistas também alertam para possibilidade de deslizamentos na Zona da Mata Mineira, no norte fluminense e no sul do Espírito Santo.

Como fica o tempo em março

O último mês do verão deve ser de altas temperaturas em todo o país. Além das altas temperaturas, a umidade elevada vai favorecer o tempo abafado em boa parte do Brasil.

🔥Segundo os meteorologistas, não está descartada a ocorrência de novas ondas de calor – em especial por conta da entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um mês com chuva abaixo da média em grande parte do NorteNordesteCentro-Oeste Sul. A previsão é de pancadas mais pontuais no Sudeste.

👉 As principais tendências para o mês de março, segundo a Climatempo, são:

  • Calor em boa parte do país, com umidade favorecendo condições de tempo abafado;
  • Possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo;
  • Maior frequência de entrada de frentes frias no país. A previsão é da aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês;
  • Pancadas de chuva características do verão na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente na primeira quinzena do mês;
  • Volumes elevados de chuva no norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste;
  • Chuvas mais irregulares no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul;
  • Região amazônica com chuvas abaixo da média, com recuperação lenta e gradual do nível dos rios.

Artigos Relacionados

Mulher não pode trabalhar 2 domingos seguidos?

É verdade que a mulher não pode trabalhar dois domingos seguidos? De acordo com a...

Lei garante troca de produto comprado pela internet

É de extrema importância saber quais os direitos e obrigações para saber o que você...

Como funciona a hora de espera do motorista de caminhão?

De acordo com o advogado Willian Cassiano, a Lei do Motorista disciplina a jornada de trabalho...

Últimas Notícias