Ricardo Refrigeração orienta sobre benefícios e a importância da limpeza de ar-condicionado

Falta de limpeza pode gerar doenças respiratórias causadas pelos fungos e bactérias que ficam alojados no interior do equipamento. O site Repórter Beto Ribeiro foi buscar informações com Ricardo Refrigeração.

Nos dias quentes do verão, só o ar-condicionado ameniza o calor. No carro, em casa ou no trabalho, ele fica ligado durante o dia e a noite. Como o uso é constante, a limpeza do aparelho deve ser feita periodicamente e o principal motivo são as doenças respiratórias causadas pelos fungos e bactérias que ficam alojados no interior do equipamento.

Limpeza deve ser feita a cada seis meses

O filtro do ar-condicionado deve ser limpo a cada seis meses e a cada um ano a manutenção e higienização completa, a qual a equipe utiliza equipamentos específicos para o desmontamento do aparelho.

As pessoas têm o costume de comprar e esquecer que o equipamento precisa de manutenção, até por uma questão de saúde. O ar-condicionado tem um filtro, a qual chamamos de peneira, e quando não é limpo acaba trancando. As pessoas reclamam “a meu ar não está funcionando” ou “quando ligo meu ar começo espirrar”, isso tudo é falta delimpeza.

A higienização dura em média 30 minutos, sendo um trabalho rápido que além de preservar a saúde, também preserva a manutenção do ar-condicionado.

Risco à saúde 

O aparelho estiver em uso há muito tempo sem limpeza, há acumulação de poeira, fungos, ácaros e substâncias que predispõem doenças respiratórias. Esses fungos e ácaros são extremamente prejudiciais à saúde, principalmente aos pulmões. Por isso é importante realizar a limpeza do equipamento.

O ar-condicionado também resseca o ar do ambiente. Por isso, algumas pessoas que estão em locais com clima seco podem ter sensação de ressecamento, principalmente no nariz. Quando o ar está muito seco, a recomendação é lavar o nariz com soro fisiológico, porque ele limpa e hidrata a mucosa do nariz.

É importante usar equipamentos que umidificam. Tem pessoas que sentem de forma direta o ‘ar seco’ o que leva levando a tosse. O ideal é utilizar entre 20º a 22ºC a temperatura do ar-condicionado, seja do carro ou do estabelecimento.

Artigos Relacionados

Felipe Beloto participa de encontro com lideranças do PL em Pirassununga, SP

A reunião contou com a presença de representantes dos deputados federais Mário Frias, Paulo Bilinsky...

DLD Logística Reversa faz doação de fraldas e lençóis para asilos de Limeira, SP

Nesta terça-feira (16), a DLD Logística Reversa, com sede em Araras/SP, realizou uma importante ação...

ELEIÇÕES 2024: Temporada do pastel já começou Araras, SP

Na disputa deste ano, a “temporada do pastel” já foi iniciada. Entre os pré-candidatos à...

Últimas Notícias