Evento de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (11) com a presença de autoridades, PMs e GCMs.
O Programa Atividade Delegada começou nesta segunda-feira (11) em Araras (SP), por intermédio de um convênio entre o município e o Governo do Estado de São Paulo, oficializado pela lei nº 5.613, de 22 de março de 2023.
Pelo Programa, os policiais militares podem se inscrever de forma voluntária para atuar durante suas folgas aumentando, assim, o efetivo nas ruas. “Aqui em Araras serão de duas a três viaturas a mais nas ruas”, afirma o capitão da PM, Daniel Lançoni. Os profissionais podem trabalhar até oito horas por dia e o convênio tem vigência de cinco anos.
“É mais uma iniciativa do município para aumentar a sensação de segurança dos ararenses”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu. O anúncio do início da Atividade foi feito em evento na Praça Roberto Mercatelli (Ginásio de Esportes) e contou com a presença de policiais militares, do major PM Neymar, da Guarda Civil Municipal (GCM), assim como do comandante Inspetor Salathiel José da Silva.
Estiveram presentes também o delegado titular Edgar Albanez; os secretários municipais Pascoala Perches (Assistência Social), Douglas Marcucci (Esportes), Cláudio de Souza (Obras), Heleine Villas Bôas (Educação), Rodolfo Bergamin (Meio Ambiente), Alex Zaniboni (Saúde), Edson Luzetti (Turismo), Alexandre Castagna (Governo), Romildo José Bernardo (Chefe de Gabinete); e os vereadores Marcelo de Oliveira e Maria do Socorro Paiva de Souza – “Missionária Maria”.
Outras ações
A Atividade Delegada é apenas uma das ações que são desenvolvidas no município no âmbito da segurança pública. “Além dos policiais militares, convocamos mais 65 guardas que começam a trabalhar em breve”, afirma o Reginaldo Fernando Chieregatto, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil. Além da contratação, já foram instaladas 96 câmeras que fazem parte da Muralha Digital, que terá mais de 1.300 equipamentos de monitoramento espalhados por toda a cidade.