PUBLICIDADE

Usina de cana é multada em R$ 70,7 mil por despejo de vinhaça em afluente do Rio Corumbataí em Piracicaba, SP

Resíduo da produção de cana-de-açúcar foi lançado em córrego que desagua no manancial responsável por 90% do abastecimento de água na cidade. Empresa disse que adotada medidas de contenção.

usina Costa Pinto, do grupo Raízen Energia, em Piracicaba (SP), foi multada em R$ 70,7 mil pelo despejo irregular de vinhaça, um resíduo ácido do processos industriais da unidade, no Córrego Tamandupá, afluente do Rio Corumbataí. O manancial é responsável por 90% do abastecimento de água na cidade.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o lançamento da subproduto usado na produção de cana-de-açúcar ocorreu após ruptura de adutora do sistema de produção de álcool hidratado da empresa.

Em nota, a Cetesb afirmou que, além da penalidade, a usina Costa Pinto tem prazo de 30 dias para apresentar as ações a serem implantadas para evitar futuros lançamentos irregulares de efluentes líquidos.

O lançamento de vinhaça ocorreu no dia 30 de janeiro e, segundo a Cetesb, alterou a qualidade do curso d’àgua, para o parâmetro oxigênio dissolvido (OD), conforme medições feitas por técnicos da agência de Piracicaba.

O que diz a Raízen

Em nota enviada na tarde desta sexta-feira (9), a Raízen afirmou que a operação regular de fertirrigação em sua área agrícola foi afetada pelas fortes chuvas, o que resultou no pontual escorrimento.

“Prontamente, foram adotadas todas as medidas de contenção, mitigando maiores impactos. A empresa esclarece que dispõe de mecanismos de controle e equipe treinada para pronta atuação, seguindo as normas e protocolos ambientais, em conformidade com o Plano de Aplicação de Vinhaça (PAV). A companhia mantém contato com os órgãos competentes para garantir ações contínuas voltadas à prevenção e proteção do meio ambiente”, comunicou em trecho do documento.

Artigos Relacionados

‘Se Deus não tivesse dado livramento, eles estavam mortos’, diz avó de menino atropelado na calçada

Motorista teria discutido com moradores da região e desceu com carro em alta velocidade, quando...

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Homem é preso pela Polícia Militar após agredir esposa durante discussão em Araras, SP

A mulher teve ferimentos na região do rosto e tórax. Ao ser indagado sobre as...

Homem responsável por abastecer pontos de tráfico de drogas é preso pela ROMU na região norte de Araras, SP

Durante a ação foram apreendidos 112 pinos de cocaína e 186 pedras de crack.Na noite...

Últimas Notícias