Vacas utilizadas em pesquisa do Instituto de Zootecnia são abatidas e furtadas em Nova Odessa, SP

Animais eram utilizados em atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite e não são adequados para o consumo humano.

Criminosos abateram e furtaram quatro vacas do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), nesta sexta-feira (24). O instituto, que é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e tem sede em Nova Odessa (SP) e Americana (SP), informou que uma pesquisa foi prejudicada pelo crime.

Segundo o IZ, os animais eram usados durante atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite. Estes animais, que estavam inoculados – ato de introduzir uma vacina, toxina, vírus, bactéria ou outro germe no animal durante a pesquisa -, foram isolados em uma área por medidas sanitárias.

“Além do prejuízo para a pesquisa que está em andamento, a maior preocupação é que estes animais não são destinados para consumo humano. Apenas e exclusivamente para realização das pesquisas cientificas”, alertou a secretaria.

A pasta ainda apontou que, além de prejudicar as pesquisas e cursos realizados na unidade, o furto prejudica a cadeia produtiva como um todo.

Artigos Relacionados

‘Indignada’, diz triatleta Luisa Baptista sobre decisão da polícia de indiciar motociclista que a atropelou por lesão corporal

Investigações do acidente duraram quase sete meses. Pena para crime varia de seis meses a...

Morador de rua ataca guarda e bombeiro dentro de igreja e morre baleado em Limeira, SP

Segundo secretário, ele aparentava estar em surto e fez ameaças de morte após subir em...

Filhote de cobra sucuri com cerca de 3 metros é flagrado ‘passeando’ próximo a represa de Cordeirópolis, SP

Animal foi recolocado em área protegida por alambrado.Um filhote de sucuri de cerca de...

Últimas Notícias