Animais eram utilizados em atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite e não são adequados para o consumo humano.

Criminosos abateram e furtaram quatro vacas do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), nesta sexta-feira (24). O instituto, que é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e tem sede em Nova Odessa (SP) e Americana (SP), informou que uma pesquisa foi prejudicada pelo crime.
Segundo o IZ, os animais eram usados durante atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite. Estes animais, que estavam inoculados – ato de introduzir uma vacina, toxina, vírus, bactéria ou outro germe no animal durante a pesquisa -, foram isolados em uma área por medidas sanitárias.
“Além do prejuízo para a pesquisa que está em andamento, a maior preocupação é que estes animais não são destinados para consumo humano. Apenas e exclusivamente para realização das pesquisas cientificas”, alertou a secretaria.
A pasta ainda apontou que, além de prejudicar as pesquisas e cursos realizados na unidade, o furto prejudica a cadeia produtiva como um todo.
