Vacas utilizadas em pesquisa do Instituto de Zootecnia são abatidas e furtadas em Nova Odessa, SP

Animais eram utilizados em atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite e não são adequados para o consumo humano.

Criminosos abateram e furtaram quatro vacas do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), nesta sexta-feira (24). O instituto, que é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e tem sede em Nova Odessa (SP) e Americana (SP), informou que uma pesquisa foi prejudicada pelo crime.

Segundo o IZ, os animais eram usados durante atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite. Estes animais, que estavam inoculados – ato de introduzir uma vacina, toxina, vírus, bactéria ou outro germe no animal durante a pesquisa -, foram isolados em uma área por medidas sanitárias.

“Além do prejuízo para a pesquisa que está em andamento, a maior preocupação é que estes animais não são destinados para consumo humano. Apenas e exclusivamente para realização das pesquisas cientificas”, alertou a secretaria.

A pasta ainda apontou que, além de prejudicar as pesquisas e cursos realizados na unidade, o furto prejudica a cadeia produtiva como um todo.

Artigos Relacionados

Homem é detido pela Guarda Civil Municipal por furto de objetos religiosos na igreja Nossa Senhora de Fátima em Araras, SP

Durante a abordagem, encontraram entre os materiais de reciclagem que ele transportava algumas peças metálicas,...

Criminosos fazem funcionários reféns por mais de 8 horas e roubam caminhões em Limeira, SP

Vítimas foram liberadas. Homens roubaram cavalos mecânicos, parte da frente que contém o motor, a...

Pai e filho acusam guardas civis municipais de agressão e ameaça após discussão de trânsito em Pirassununga, SP

Eles se envolveram em confusão com guarda que estaria de férias, no domingo (23), em...

Últimas Notícias