Vacas utilizadas em pesquisa do Instituto de Zootecnia são abatidas e furtadas em Nova Odessa, SP

Animais eram utilizados em atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite e não são adequados para o consumo humano.

Criminosos abateram e furtaram quatro vacas do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), nesta sexta-feira (24). O instituto, que é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e tem sede em Nova Odessa (SP) e Americana (SP), informou que uma pesquisa foi prejudicada pelo crime.

Segundo o IZ, os animais eram usados durante atividades científicas sobre sanidade animal e produção de leite. Estes animais, que estavam inoculados – ato de introduzir uma vacina, toxina, vírus, bactéria ou outro germe no animal durante a pesquisa -, foram isolados em uma área por medidas sanitárias.

“Além do prejuízo para a pesquisa que está em andamento, a maior preocupação é que estes animais não são destinados para consumo humano. Apenas e exclusivamente para realização das pesquisas cientificas”, alertou a secretaria.

A pasta ainda apontou que, além de prejudicar as pesquisas e cursos realizados na unidade, o furto prejudica a cadeia produtiva como um todo.

Artigos Relacionados

Jovem de 27 anos morre após batida frontal entre moto e caminhão em Araras, SP

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e registrada na Central de Polícia Judiciária.Uma grave...

Guarda Civil Municipal e Polícia Civil fazem apreensão de drogas durante abordagem em Araras, SP

A equipe tinha conhecimento da prática do crime e realizou uma busca próximo ao abordado...

Dupla é preso pela Polícia Civil por tráfico de drogas com apoio da GCM em Araras, SP

Foram apreendidos 37 pinos de cocaína.Na manhã de sexta-feira (1º), dois homens foram presos por...

Últimas Notícias