Vereador Dr. Apolari Propõe a Construção de Parklets Públicos para Valorizar o Comércio e Promover Espaços de Lazer em Araras, SP

Parklets são áreas contínuas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços aos pedestres onde atualmente são vagas de estacionamento de carros, mesmo que hoje sejam administradas pela zona azul.

O vereador José Roberto Apolari (Dr. Apolari), encaminhou uma indicação ao prefeito Pedrinho Eliseu solicitando um estudo de engenharia e de arquitetura para a construção de parklets nas ruas centrais da cidade de Araras (SP), a fim de valorizar o comércio local e poder oferecer espaços de lazer e convívio aos cidadãos e clientes.

Parklets são áreas contínuas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços aos pedestres onde atualmente são vagas de estacionamento de carros, mesmo que hoje sejam administradas pela zona azul.

“O comércio de Araras vem sofrendo há anos com a “fuga” de clientes para outras cidades, principalmente para os shopping centers. Apesar de não termos um shopping, nossas lojas são boas e podemos dizer que temos um shopping de rua, principalmente nas ruas centrais – Tiradentes e Júlio Mesquita. Entrretanto, é preciso valorizar nosso comércio, o que pouco se viu nos últimos anos. A sugestão de se construir parklets é uma tentativa de valorização do comércio local, oferecendo um conforto aos clientes que circulam pelas ruas centrais”, justificou Apolari.

Sabe-se que já existe lei complementar 88/2016, que incluiu o artigo 14-A no Código de Posturas do Município: “Art. 14-A Poderá, em consonância com esta Lei, ser permitido o uso de área destinada ao estacionamento de veículos no leito carroçável da via pública para a implantação de estrutura temporária equipada com mobiliário urbano, que terá função recreativa, artística e de lazer, denominada “parklet”, PODENDO SER DE USO PÚBLICO OU
PARTICULAR e devendo necessariamente oferecer conforto, segurança e acessibilidade aos munícipes.

Todavia, na prática, essa lei apenas permitiu que comerciantes construíssem seu próprio parklet em frente ao seu estabelecimento, o que acabou destinando seu uso exclusivamente aos próprios clientes.

“A proposta desta indicação é que a própria Prefeitura construa parklets públicos, permitindo que qualquer cidadão utilize o espaço como lazer e convívio social, como é comum vermos em cidades turísticas. É possível desenvolver um plano de construção por etapas, com a instalação de 2 por quarteirão, nas ruas Tiradentes e Júlio Mesquita, após permissão da empresa administradora da zona azul. Não se trata de um investimento tão alto, em comparação com sua significância e retorno positivo ao comércio”, finalizou o parlamentar.

Artigos Relacionados

CRIME AMBIENTAL: Morador denuncia descarte irregular de lixo na zona rural de Araras, SP

De acordo com Alberto Dalla Costa Neto, os descartes estão acontecendo na estrada de acesso...

“Ecoponto Interditado há 4 meses deixa população sem opções para descarte de entulhos”, diz vereadora Mirian Vanessa Pires

Localizado na Rua Virgilio Salviato, nº 2.550, no Parque Tiradentes, o Ecoponto costumava operar de...

Prefeito Pedrinho Eliseu se reúne com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo

A reunião, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do secretário municipal de...

Últimas Notícias