1º Festival Jogada Inteligente reúne alunos do 5º ano de escolas municipais e estaduais em Araras, SP

Iniciativa aconteceu no Fablab Araras na tarde desta sexta (27).

O 1º Festival Jogada Inteligente, organizado pelo Fablab (Laboratório de Fabricação Digital), reuniu na tarde desta sexta-feira (27) alunos do 5º ano de escolas municipais e estaduais.

“Esse Festival teve como objetivo trabalhar o raciocínio lógico, a questão do jogo e o trabalho colaborativo. Os troféus e medalhas foram confeccionados no próprio Fablab”, explicou a secretária de Educação, Heleine Villas Bôas.

Participaram do torneio as seguintes unidades escolares: Emef Profª Clotilde Russo e EMEF Prof. Júlio Ridolfo (rede municipal) e EE Senador César Lacerda de Vergueiro e EE Profª Joanita Krammer Martins Pereira (rede estadual) – cada unidade teve 10 representantes (5 meninas e 5 meninos). Os finalistas foram selecionados, após eliminatórias realizadas nas próprias unidades.

O Jogada Inteligente foi idealizado pelos professores de Educação Física da rede municipal, Thomas Willian Galgarotto Fumagalli e Primo Luiz Vidorette.

Jogos de tabuleiros

O uso de jogos de tabuleiro ainda é muito limitado nas escolas, apesar de apresentar um alto valor educacional. A prática desses jogos leva a pensar e desenvolve o raciocínio dos alunos, valores fundamentais para o bom desenvolvimento dos mesmos. A iniciativa deste projeto tem como objetivos criar a cultura dessa prática de jogos de tabuleiro na escola no formato online, assim como difundir o conhecimento e conteúdo desses jogos, contribuindo para o processo de inclusão educacional e social.

Essa iniciativa começa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e perdura até o 9º ano, fazendo uso das tecnologias disponíveis na escola para a prática, não apenas do jogo de damas, mas também dos jogos de xadrez online.

Artigos Relacionados

Provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal acontecem neste final de semana em Araras, SP

O local de aplicação da prova é a E. E. Dr. Cesário Coimbra. No total,...

Ministério Público do Trabalho acata denúncias do SindSepa sobre condições precárias na Saúde Pública de Araras, SP

As queixas apontam para uma série de descumprimentos das normas trabalhistas, especialmente no que tange...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal de Araras, SP

Atendimento aos visitantes acontece de 8h às 17h, de segunda a sexta, e aos domingos,...

Últimas Notícias