Defesa Civil de SP alerta para cuidados que você precisa ter em dias de baixa umidade

Existem medidas preventivas essenciais durante períodos de estiagem para resguardar a saúde respiratória e prevenir gripes e alergias.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda cautela à população em dias de baixa umidade. Nesta sexta-feira (11), a previsão é de tempo firme e seco. Após a passagem da frente fria, hoje não deve haver chuva em nenhuma das áreas monitoradas. As temperaturas vão subir gradativamente no decorrer do dia, proporcionando uma sensação térmica de calor.

A estiagem, causada pela ausência de chuvas, torna o ar mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias. A umidade relativa do ar terá mínimas de 20% na capital, Sorocaba, Araraquara e Presidente Prudente, atingindo nível de alerta. Já em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto ficará abaixo de 20%, o que representa um nível crítico, segundo a Defesa Civil.

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Vítor Takao Suganuma, nesta tarde, a tendência será de queda significativa nos índices de umidade relativa do ar, aumentando assim o risco para incêndios em praticamente toda extensão do Estado, diante disso.

“A recomendação é de atenção em áreas de vegetação seca. Nos centros urbanos, a qualidade do ar deve cair também, então é importante sempre se manter hidratado”, afirmou o meteorologista Vítor Takao Suganuma.

Além disso, este inverno mais quente piora a tosse seca prolongada, conforme alerta a médica Vera Cruz, pneumologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Com a baixa umidade do ar é importante que alguns cuidados sejam adotados para evitar complicações de saúde. Não se esqueça: em situações de emergência acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

  • 🚰 Beba água! Não substitua água por bebidas alcoólicas;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas, pelúcias etc.;
  • Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco;
  • Evite acender fogueiras ou realizar qualquer tipo de queimada.

em caso de emergências acione:

Defesa Civil (199)
Corpo de Bombeiros (193)

Artigos Relacionados

Adolescente de 12 anos morre enquanto esperava atendimento médico no interior de SP

Santa Casa de Casa Branca (SP), informou que paciente chegou com sintomas leves, mas quadro...

Cobra sucuri de 4 metros é flagrada atravessando estrada rural na região

Animal foi registrado por autônomo e seu padrasto que estavam a caminho de sítio, entre...

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Para facilitar a compreensão do que é direito e o que é dever do cliente,...

Últimas Notícias