O Setor de Endemias relaciona a ausência de larvas ao período sem chuvas e os cuidados tomados pela população.
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, informa que no último ADL (Avaliação de Densidade Larvária) foi detectada a ausência total de larvas de Aedes aegypti – mosquito responsável pela dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya – nas 1.801 casas vistoriadas pelo Setor entre os dias 1 e 14 de julho.
A justificativa para a ausência de larvas se dá pela falta de chuva em Araras e região nas últimas semanas, o Setor de Endemias também considera os cuidados tomados pela população como fator determinante e pede que os esforços de contenção ao mosquito continuem por parte da população.
Continue seguindo as recomendações para manter a doença controlada em Araras: tampar os tonéis e caixas d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas viradas com a boca para baixo; manter lixeiras tampadas; deixar os ralos higienizados e com aplicação de tela; preencher pratos de vasos de plantas com areia e limpar os potes de água dos animais com escova ou bucha.
Visitas às residências e coletas para novos índices larvários continuam sendo realizadas na cidade, a próxima Avaliação acontece em outubro.
Dengue em Araras
Segundo o último balanço do Setor de Controle de Endemias, Araras têm 51 casos positivos de dengue, sendo 42 autóctones (contraídos no município) e nove importados (contraídos fora), além de 563 negativos e três pessoas aguardando resultados de exames.
Outras informações podem ser obtidas no telefone 3551-5840 (Coordenadoria de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria da Saúde).