Menino de 13 anos morre após inalar desodorante aerossol como parte em desafio de tiktok

O adolescente teria participado do “Desafio do Desodorante”, uma competição perigosa que circula nas redes sociais há alguns anos.

Um adolescente de 13 anos morreu após inalar um desodorante aerossol no domingo (10), em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Segundo informações preliminares, o menino teria participado de um desafio viral no TikTok conhecido como “Desafio do Desodorante”.

O desafio, que se tornou popular nas redes sociais entre o público infantil e adolescente, consiste em uma espécie de competição online para ver quem consegue inalar a maior quantidade e por mais tempo o aerossol presente nos desodorantes.

De acordo com especialistas, o ato é potencialmente perigoso. O aerossol presente no produto é composto por substâncias químicas, como éter, álcool, gases e alumínio. A médica pneumologista Michelle Andreata, em entrevista ao jornal Estado de Minas, explica que, a longo prazo, a prática pode causar dependência e lesão direta dos pulmões, uma vez que a composição é bastante irritativa às vias aéreas. A inalação do aerossol pode causar, também, parada cardíaca por asfixia.

Outras crianças no Brasil foram vítimas do perigoso desafio de internet. Em 2022, João Vitor Santos, de 10 anos, faleceu em Minas Gerais, e em 2018, Adriely Gonçalves, de 7 anos, também perdeu a vida em São Bernardo do Campo após participar da “brincadeira” e ter uma parada cardíaca. 

Condolências

A Prefeitura de Imbituba divulgou uma nota lamentando o falecimento do jovem Pedro Henrique Pires Custódio Fortunato, e decretando luto oficial de três dias.

A administração municipal disse que o garoto era “dedicado ao esporte, participava das escolinhas de futsal e rendimento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE)”.

Artigos Relacionados

Polícia Civil recupera camisa da Seleção autografada por Pelé e tocha olímpica furtadas em Campinas, SP

Objetos tinham sido levados da Confederação Nacional de Clubes em dezembro de 2023; homem de...

Jovens se passam por moradoras e invadem apartamento de luxo

Ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (18). Jovens chegaram de táxi ao condomínio, invadiram...

Motociclista bate em caminhão a mais de 190 km/h em Rio Claro, SP

Uma câmera, que estava acoplada no corpo do motociclista, registrou a colisão na SP-127. Condutor...

Últimas Notícias