Ministério Público move ação contra a Prefeitura Municipal por descaso na manutenção de imóvel que abriga a Casa da Cultura em Araras, SP

O MP recebeu denúncia informando que o local estava sofrendo danos devido ao descaso da Administração municipal.

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara Cível de Araras (SP), proferida pelo juiz Antonio César Hildebrand e Silva, determinando que a Municipalidade adote medidas de manutenção e prevenção de imóvel tombado pelo patrimônio histórico estadual. No local funciona uma casa de cultura.

O Ministério Público moveu ação civil pública contra a Prefeitura de Araras após receber denúncia informando que o local estava sofrendo danos devido ao descaso da Administração municipal.

Após vistoria do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), foram recomendadas providências para reparo de fissuras e rachaduras no imóvel, mas a Municipalidade permaneceu inerte.

A relatora do recurso, desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, apontou em seu voto que, pelo fato de o bem ser tombado pelo Condephaat, é dever legal e constitucional da Prefeitura a proteção e preservação do imóvel tombado, “não só por se tratar de bem público patrimonial, mas também porque à pessoa jurídica de direito público incumbe a proteção do patrimônio cultural”.

A julgadora também afastou a alegação de falta de recursos por parte da Municipalidade de Araras e manteve o prazo de 180 dias para que a apelante apresente laudo técnico elaborado por profissional habilitado atestando as causas das fissuras e rachaduras no edifício, projeto de reparo junto ao Condephaat com cronograma de execução de obras, dentre outras providências.

Também participaram do julgamento os desembargadores Isabel Cogan e Djalma Lofrano Filho. A decisão foi unânime.

Fonte: www.tjsp.jus.br

Artigos Relacionados

Atendendo pedido da vereadora Regina Corrochel, deputado estadual Danilo Balas destina R$1 milhão para Santa Casa de Araras, SP

Esta ação também conta com a colaboração da Secretaria Estadual da Saúde.O deputado estadual...

Junho Explosivo no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” em Araras, SP: Risadas, Músicas e Grandes Histórias Esperam por Você!

Não perca essa oportunidade de desfrutar de um mês repleto de cultura, humor e música....

INACREDITÁVEL! Portal Turístico sofre novo furto de fiação em Araras, SP

A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o novo furto, mas a situação tem...

Últimas Notícias