Morador denuncia descarte irregular de lixo e entulho na região leste de Araras, SP

Ecoponto recebe descartes de segunda a sábado.

Moradores da região leste de Araras (SP) expressaram preocupação com o descarte inadequado de resíduos e entulhos no Parque Dom Pedro, denunciando os impactos negativos dessa prática.

Nesta sexta-feira (15), Thiago Vieira utilizou as redes sociais para alertar sobre a situação alarmante, destacando os problemas de mobilidade e os riscos de atrair animais peçonhentos para as residências locais.

Segundo Vieira, a quantidade significativa de lixo irregular na área entre as ruas Agenor dos Santos e Valdemar de Ponte é preocupante.

Ele ressaltou que essa situação não apenas prejudica a circulação de pessoas, mas também afeta diretamente a mobilidade, especialmente na rua Valdemar de Ponte, onde o descarte inadequado de entulhos tem obstruído praticamente toda a passagem de veículos. Fotografias registradas por ele revelam a gravidade do problema.

O acúmulo de resíduos não só representa um obstáculo físico para a comunidade, mas também aumenta o risco de proliferação de animais peçonhentos, tornando-se uma preocupação para os moradores locais.

Além disso, a obstrução nas vias pode comprometer a segurança e a qualidade de vida dos residentes, criando um ambiente propício para problemas de saúde pública.

Morador denuncia descarte irregular de lixo e entulho na região leste de Araras, SP — Foto: Thiago Vieira

Ecoponto recebe descartes de segunda a sábado

O Ecoponto, localizado na Rua Virgilio Salviato, nº 2.550, no Parque Tiradentes, recebe de segunda-feira a sábado, das 7h às 16h, resíduos de construção, vegetais e trecos. É uma oportunidade para quem tem resíduos acumulados em casa e não pode esperar pelas datas estipuladas pelo cronograma de entulho.

Para resíduos de construção o volume máximo é de 15 sacos com 30 kg cada; resíduos vegetais podem ser descartados em qualquer quantidade; e trecos, como móveis, devem ter no máximo 3m³. Os resíduos não devem estar misturados.

Em Araras, o descarte em datas diferentes das estipuladas pelo cronograma ou acima do volume permitido pode gerar multas. A remoção de entulho em dias fora dos dias previstos é de R$427,71 a cada m³. O munícipe também pode ser multado a partir de seis salários mínimos, de acordo com a lei nº 4.297, de 2016.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-1017 (Secretaria de Serviços Públicos).

 

Artigos Relacionados

Boletim Epidemiológico aponta 30 pessoas em isolamento domiciliar, 6 internadas na enfermaria Covid e 1 na UTI em Araras, SP

A população é incentivada a buscar a imunização conforme as diretrizes do programa de vacinação...

Vereador Dr. Apolari Propõe a Construção de Parklets Públicos para Valorizar o Comércio e Promover Espaços de Lazer em Araras, SP

Parklets são áreas contínuas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços...

TEMPERANDO OS FATOS: Empresário Irineu Norival Marreto fala em “surpresas” ao analisar o cenário político de Araras, SP

O empresário destacou a presença de novos nomes que, pela primeira vez, ingressarão na política...

Últimas Notícias