Projeto “Um Olhar Para o Futuro” é iniciado em Araras, SP

Iniciativa oferecerá gratuitamente avaliação oftalmológica e óculos para até 6 mil alunos da rede municipal.

As Secretarias de Educação e da Saúde iniciaram nesta segunda-feira (7) o projeto “Um Olhar Para o Futuro”, na Emef Adriano Ademir Lombi, que oferecerá gratuitamente avaliação oftalmológica e óculos para até seis mil alunos da rede municipal de ensino.

Ao todo, 17 escolas receberão as equipes que vão realizar exames em estudantes dos ensinos fundamental 1 e 2, com idade entre 7 e 14 anos. “Nessa idade é importante o cuidado com a visão, porque as crianças estão na fase inicial de alfabetização e, com o tratamento adequado, são menos os prejuízos ao desenvolvimento pedagógico”, afirma Heleine Villas Bôas, secretária municipal de Educação.

Muitas vezes, os próprios professores identificam alguns sintomas como dor de cabeça e dificuldade para enxergar. “Têm problemas que, quanto antes detectar, melhor para o paciente. É importante avaliar que déficit é esse e analisar se dá para resolver com óculos”, explica o médico oftalmologista Ataul Moura Guimarães.

Exames

Todas as crianças passarão pelo exame de acuidade visual que analisa a capacidade de distinguir detalhes espaciais, como forma e contorno de objetos e imagens, para detectar problemas relacionados à refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Se necessário, elas são encaminhadas para uma consulta com o oftalmologista e saem com laudo para o uso do óculos. Com a parceria, todos poderão escolher a armação, que é entregue depois de cerca de 20 dias. “A criança recebe os óculos e, desde os casos mais simples até os mais complexos, terão continuidade ao tratamento na rede pública”, disse o secretário da Saúde, Alex Zaniboni.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200/3543-8201 (Secretaria de Educação) e 3543-1522 (Secretaria da Saúde).


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Artigos Relacionados

Vivo inicia testes de conexão 5g em Araras, SP

O  número dobrou e já concentra um de cada quatro municípios brasileiros com o serviço, é...

KR SAÚDE: Atendimento ágil e eficiente para suas necessidades médicas

Na KR Saúde, comprometemo-nos a oferecer atendimento rápido, eficiente e compassivo para todas as suas...

Últimas Notícias