Proprietário de Posto de Combustíveis é Autuado em R$ 6.287,25 por Placa Enganosa em Araras, SP

De acordo com o relatório elaborado pelos fiscais, o posto anunciava a oferta de um produto com um preço específico, exibido em dimensões consideráveis. No entanto, as informações sobre os dias em que a promoção era válida eram garantidas em letras consideravelmente menores.

Fiscais do Procon de Araras (SP), autuaram o proprietário do Posto de Combustíveis Universitário Avelino Sotta, situado na Avenida Melvin Jones, no Jardim Fátima, em um valor de R$ 6.287,25.

A autuação foi publicada nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, edição 2158 do Diário Oficial (veja abaixo), devido à exibição de uma placa que induz o consumidor ao erro. Como diz o ditado popular, toda expectativa é seguida da frustração.

De acordo com o relatório elaborado pelos fiscais, o posto anunciava a oferta de um produto com um preço específico, exibido em dimensões consideráveis. No entanto, as informações sobre os dias em que a promoção era válida eram garantidas em letras consideravelmente menores.

Essa estratégia visual tinha como objetivo atrair a atenção do consumidor para o preço à vista real agradado no dia, levando-o a acreditar inicialmente que aquele era o preço em vigor durante a promoção. Somente após o consumidor ter entrado no posto, e em alguns casos somente depois de iniciar o abastecimento, é que ele descobriu que o preço de transmissão era maior do que o anunciado na placa.

A ação do posto foi considerada uma violação do § 1º do artigo 37 da Lei Federal 8.078/90, que trata do Código de Defesa do Consumidor, combinado com o item 18, letra “c” (Infrações do Grupo III), do Anexo I da LC Municipal nº 229/23.

O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

O proprietário autuado tem um prazo de 10 (dez) dias úteis para apresentar uma manifestação ao Procon Municipal de Araras. O prazo para cumprir essa manifestação começa a contar a partir do recebimento do documento ou da publicação no Diário Oficial do Município de Araras.

Artigos Relacionados

Abandono de animais próximo ao Canil Municipal preocupa moradores da região leste de Araras, SP

Essa situação tem gerado revolta entre os residentes, com muitos expressando sua indignação em grupos...

Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município de Araras, SP

É instituído e incluído no Calendário Oficial do Município de Araras, no mês de julho,...

Prefeito Pedrinho Eliseu anuncia início das obras de novas pontes em Araras, SP

O projeto das novas pontes foi desenvolvido levando em consideração não apenas a funcionalidade, mas...

Últimas Notícias