Atualmente, o SAEMA realiza a captação principal no Rio Mogi Guaçu, mas também faz manobras técnicas para utilizar as represas em momentos de manutenção das bombas do rio, garantindo a continuidade do abastecimento.

O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (SAEMA) reforça o alerta à população sobre a situação crítica do abastecimento de água. A autarquia tem concentrado todos os esforços e mobilizado suas equipes técnicas para garantir que não falte água nas torneiras dos ararenses, mesmo diante da queda acentuada nos níveis das represas.
Na manhã desta quarta-feira (08), equipes do SAEMA realizaram vistoria nas represas que abastecem o município e constataram uma redução de aproximadamente 1 metro em cada uma delas o que representa menos 3 metros no volume total de água armazenada desde a última sexta-feira (03). Essa diminuição equivale a milhões de litros de água a menos disponíveis para o sistema, impactando diretamente o abastecimento e evidenciando a gravidade do momento.
Diante desse cenário, o SAEMA vem intensificando as ações de conscientização junto à população. Campanhas em rádios, TVs, portais de notícias e panfletagens nos postos de atendimento têm reforçado o pedido de uso consciente da água. A autarquia destaca que, mesmo com o retorno das chuvas, é fundamental que cada cidadão mantenha hábitos de economia, pois será necessário um longo período de chuva e muita colaboração para que os níveis das represas sejam recuperados.
Atualmente, o SAEMA realiza a captação principal no Rio Mogi Guaçu, mas também faz manobras técnicas para utilizar as represas em momentos de manutenção das bombas do rio, garantindo a continuidade do abastecimento. O SAEMA reafirma seu compromisso com a população e pede que todos se unam nesse esforço coletivo. Cada gota economizada faz diferença.