Bebê foi atendido na UPA 24h, mas não resistiu. Criança pode ter engasgado com leite, diz secretário de Saúde.
Uma criança de 4 meses morreu por broncoaspiração em Araras (SP). O incidente aconteceu no bairro José Omettto I no sábado (2).
A broncoaspiração acontece quando alimentos, líquidos, ou até mesmo saliva ou vômito, são aspirados pelas vias aéreas.
A criança foi socorrida pelo pai para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, mas não resistiu e foi a óbito.
Procedimentos
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Zaniboni, o bebê chegou à unidade com um quadro de parada respiratória. A equipe médica realizou os procedimentos, mas a criança não resistiu.
“Nós acreditamos que ela foi a óbito devido a uma broncoaspiração. Pode ter sido por leite, provavelmente a causa mais provável. Os maiores detalhes constam no relatório do médico”, disse o secretário.
O corpo do recém-nascido foi enterrado na manhã deste domingo (3) no cemitério municipal da cidade.
Quais são os sinais de broncoaspiração?
Engasgo, tosse, falta de ar e sufocamento cuja intensidade varia de acordo com o tamanho e tipo de material aspirado. Em alguns casos, a obstrução total da via respiratória pode levar à morte. Em outros, a aspiração de partículas pequenas poderá provocar engasgo e tosse com alívio momentâneo dos sintomas.
Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
- A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
- Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
- Ligar para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
- Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
- Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
- Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.