Técnicos da Zoonoses instalam placas em áreas de risco para alertar sobre a febre maculosa em Araras, SP

Nenhum caso da doença ou carrapato contaminado foi registrado na cidade até o momento.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araras não registrou nenhum caso de febre maculosa ou carrapatos contaminados com a doença na cidade. Porém, para alertar a população, estão sendo instaladas placas em áreas de risco, como o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rügger Ometto”.

“No Parque Ecológico tem muitas capivaras e não podemos tirá-las daqui, até porque elas não transmitem a doença. Caso a pessoa encontre um carrapato no corpo é só retirar com uma pinça e ficar atento ao aparecimento de sintomas”, explica o médico veterinário, Anderson Matthiesen.

Após contato com o carrapato entre dois a 14 dias podem aparecer os seguintes sintomas: febre de início súbito, dor de cabeça e nas articulações, erupção cutânea (terceiro ao quinto dia) que começa em punhos e tornozelos. Nestes casos, a indicação é procurar um médico imediatamente.

Enfim, é indicado evitar áreas de riscos, mas caso não seja possível, é recomendada a utilização de botas, calças e blusas com manga longa branca para facilitar a identificação do carrapato.

Sobre a doença

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Rickettsia que contamina os carrapatos. Animais como as capivaras são vetores, ou seja, carregando os aracnídeos contaminados que picam os seres humanos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522 (Secretaria Municipal da Saúde).

Artigos Relacionados

Vereador Apolari comemora início do atendimento gratuito na Clínica Veterinária em Araras, SP

Sonho realizado: vereador foi um dos idealizadores do atendimento veterinário gratuito em Araras para animais...

Ministério Público acata denúncia do SindSepa e investiga condições de trabalho nas escolas municipais de Araras, SP

Entre os principais problemas relatados, destacam-se salas de aula superlotadas que comprometem a qualidade do...

TRANSPORTE ACESSÍVEL: Expresso Auto Bus introduz vans adaptadas para a população que utiliza o transporte coletivo em Araras, SP

Por muitos anos os ônibus coletivos não apresentavam condições para o uso de pessoas com...

Últimas Notícias