Vereadores aprovam Dia Municipal dos Veteranos e do Atirador do Tiro de Guerra em Araras, SP

Durante a votação, atiradores e veteranos estiveram no plenário da Câmara Municipal, assim como o Subtenente do Tiro de Guerra de Araras, Paulo Lucena, que no início da sessão camarária ocupou a Tribuna Livre para falar sobre as atividades e a atuação do Tiro de Guerra na cidade.

Foi votado e aprovado na Sessão Ordinária da última segunda-feira (13), o Projeto de Lei de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), que institui o Dia Municipal dos Veteranos e Atiradores do Tiro de Guerra no município de Araras, a ser comemorado todo dia 1º de dezembro.

Durante a votação, atiradores e veteranos estiveram no plenário da Câmara Municipal, assim como o Subtenente do Tiro de Guerra de Araras, Paulo Lucena, que no início da sessão camarária ocupou a Tribuna Livre para falar sobre as atividades e a atuação do Tiro de Guerra na cidade.

Segundo ele, as melhorias no local onde funciona o TG só serão possíveis com a ajuda dos vereadores que sempre se mostraram solícitos e preocupados com a manutenção e qualidade do trabalho feito no Tiro de Guerra de Araras e, por isso, votaram uma emenda de mais de R$772 mil reais destinadas a essa reforma.

“A reforma já está em processo de licitação”, explicou o vereador Rodrigo Soares, que justificou também o objetivo do Projeto de Lei. “É reconhecer o trabalho de veteranos e atiradores de Araras, que realizam diversas ações sociais fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. Através do belo trabalho do nosso Subtenente, o Tiro de Guerra defende Deus, a pátria e a família, mostra valores que jamais serão esquecidos por esses jovens, mesmo quando já forem veteranos”.

Função militar e social

Os Tiros de Guerra (TG) são Órgãos de Formação da Reserva, que possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial.  Os jovens, ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar (LSM), recebem a denominação de “Atiradores”, designação emblemática e histórica, oriunda das primeiras sociedades de Tiro ao Alvo no Brasil, com finalidades militares e de formação da reserva para o Exército, embrionárias dos atuais TG.

A justificativa do Projeto de Lei ressalta ainda que os TG são polos difusores do civismo, da cidadania e do patriotismo e ainda colaboram em atividades complementares, mediante convênio com órgãos federais, estaduais e municipais, no funcionamento de ensino profissionalizante em suas dependências e na utilização das mesmas em práticas cívicas, esportivas e sociais, em benefício da comunidade local.

Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial, próximos de sua residência, e em horário compatível com o estudo e o trabalho.

Artigos Relacionados

Família presta últimas homenagens a recém-nascido que faleceu de pneumonia em Araras, SP

Lorenzo sempre será lembrado como um anjinho que, por breve tempo, abençoou suas vidas com...

Paulo César Baruk confirmado no 26º Arraial Gospel no Parque Ecológico

Juliano Son, Ao Cubo, Pagode Restaura, Nesk Only, 2Metro e Brunno Ramos também estão entre...

Já tenho tempo de carteira para me aposentar, posso ser demitido?

Não há garantia legal contra demissão para trabalhadores próximos da aposentadoria, mas algumas categorias podem...

Últimas Notícias