Alunos de Fisioterapia da FHO participaram de simulação sobre atuação no pós-operatório de cirurgias de alta complexidade

Ao longo da atividade, os estudantes foram desafiados a aplicarem de forma voluntária técnicas de tratamento específicas, com base nos estudos e pesquisas prévias realizadas sob orientação das professoras.

Em junho, alunos do 4º ano do curso de Fisioterapia da FHO participaram de uma aula sobre a atuação do profissional no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais, utilizando a metodologia de simulação realística.

A atividade foi idealizada pelas professoras Cristina Aparecida Veloso Guedes e Giulia Iracellis Passarini Silva, como parte da disciplina Fisioterapia Pneumofuncional II, e contou com a participação de alunos do 5º ano e da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE/FHO) na atuação de quatro situações clínicas simuladas de pacientes em pós-operatório de cirurgias de alta complexidade.

Ao longo da atividade, os estudantes foram desafiados a aplicarem de forma voluntária técnicas de tratamento específicas, com base nos estudos e pesquisas prévias realizadas sob orientação das professoras.

A simulação realística é considerada uma metodologia de treinamento inovadoraque replica experiências da vida real por meio de cenários clínicos e que permite a experiência prática, seguida de reflexão guiada, em um ambiente seguro,  com impacto no conhecimento e no desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas à prática profissional.

De acordo com a Profª Cristina Veloso, enquanto nos cursos de medicina e enfermagem esta prática já é frequente, na graduação em fisioterapia esta ainda é uma metodologia que está em processo de implantação e com expectativas de crescimento”Foi um desafio montar esta aula, pois ainda não havia conduzido nenhuma simulação realística. Porém o apoio da Profª Giulia e da técnica Kelly foi fundamental para que tudo corresse dentro do que planejamos! Gratidão imensa aos alunos que abraçaram a ideia e desempenharam um excelente papel como nossos atores, e aos professores de enfermagem Antonio Peripato e Aline Marconato pelo apoio e capacitação”, comentou.

A experiência foi muito positiva para todos: professores, voluntários, atores e alunos, que deixaram suas impressões sobre a atividade:

”A aula de simulação realística foi muito útil para o nosso processo de aprendizado, pois foi a primeira vez que tivemos uma ideia real de como será o estágio e a nossa vida profissional. Acredito que todos os professores poderiam adicionar esse método de estudo diferenciado.”

”Que aula impactante, foi um verdadeiro choque de realidade! É muito fácil montar as condutas na cabeça, mas na hora consegui observar meus colegas, seus sentimentos e dificuldades. Muito grata por essa aula.”

”Com a aula de hoje me sinto mais apto com conhecimento e psicologicamente. Mais seguro de minhas emoções para ajudar e orientar outras pessoas na nobre missão do fisioterapeuta.”

”De início confesso que fiquei relutante em relação a atividade, pois era algo extremamente novo e o nervosismo toma conta nesses momentos. Mas a aula foi super tranquila e achei uma das melhores dinâmicas que já tivemos! Poder vivenciar algo assim é muito bom para o nosso aprendizado.”

”A simulação realística foi incrível! Pudemos ver como é complexo atuar com o paciente no pós-operatório e conseguimos compreender a importância do fisioterapeuta no ambiente pós-cirúrgico. Deu pra ver o quanto as professoras se empenharam nesse projeto e foi incrível poder viver esse momento tão rico de conhecimento.”

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Artigos Relacionados

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

Listagem pode ser conferida no link abaixo, na Edição nº 2.332 do Diário Oficial Eletrônico...

Vereadora Regina Corrochel denuncia falta de manutenção e abandono em áreas de lazer de Araras, SP

Um dos pontos emblemáticos de sua fiscalização foi a Praça Henrique Luiz Pastre, localizada entre...

Prefeitura Municipal regulariza área de transbordo de lixo domiciliar em Araras, SP

Trabalho intenso dos profissionais da Secretaria de Serviços Públicos finalizou intervenção emergencial em 35 dias.A...

Últimas Notícias