Ao longo da atividade, os estudantes foram desafiados a aplicarem de forma voluntária técnicas de tratamento específicas, com base nos estudos e pesquisas prévias realizadas sob orientação das professoras.
Em junho, alunos do 4º ano do curso de Fisioterapia da FHO participaram de uma aula sobre a atuação do profissional no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais, utilizando a metodologia de simulação realística.
A atividade foi idealizada pelas professoras Cristina Aparecida Veloso Guedes e Giulia Iracellis Passarini Silva, como parte da disciplina Fisioterapia Pneumofuncional II, e contou com a participação de alunos do 5º ano e da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE/FHO) na atuação de quatro situações clínicas simuladas de pacientes em pós-operatório de cirurgias de alta complexidade.
Ao longo da atividade, os estudantes foram desafiados a aplicarem de forma voluntária técnicas de tratamento específicas, com base nos estudos e pesquisas prévias realizadas sob orientação das professoras.
A simulação realística é considerada uma metodologia de treinamento inovadora, que replica experiências da vida real por meio de cenários clínicos e que permite a experiência prática, seguida de reflexão guiada, em um ambiente seguro, com impacto no conhecimento e no desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas à prática profissional.
De acordo com a Profª Cristina Veloso, enquanto nos cursos de medicina e enfermagem esta prática já é frequente, na graduação em fisioterapia esta ainda é uma metodologia que está em processo de implantação e com expectativas de crescimento. ”Foi um desafio montar esta aula, pois ainda não havia conduzido nenhuma simulação realística. Porém o apoio da Profª Giulia e da técnica Kelly foi fundamental para que tudo corresse dentro do que planejamos! Gratidão imensa aos alunos que abraçaram a ideia e desempenharam um excelente papel como nossos atores, e aos professores de enfermagem Antonio Peripato e Aline Marconato pelo apoio e capacitação”, comentou.
A experiência foi muito positiva para todos: professores, voluntários, atores e alunos, que deixaram suas impressões sobre a atividade:
”A aula de simulação realística foi muito útil para o nosso processo de aprendizado, pois foi a primeira vez que tivemos uma ideia real de como será o estágio e a nossa vida profissional. Acredito que todos os professores poderiam adicionar esse método de estudo diferenciado.”
”Que aula impactante, foi um verdadeiro choque de realidade! É muito fácil montar as condutas na cabeça, mas na hora consegui observar meus colegas, seus sentimentos e dificuldades. Muito grata por essa aula.”
”Com a aula de hoje me sinto mais apto com conhecimento e psicologicamente. Mais seguro de minhas emoções para ajudar e orientar outras pessoas na nobre missão do fisioterapeuta.”
”De início confesso que fiquei relutante em relação a atividade, pois era algo extremamente novo e o nervosismo toma conta nesses momentos. Mas a aula foi super tranquila e achei uma das melhores dinâmicas que já tivemos! Poder vivenciar algo assim é muito bom para o nosso aprendizado.”
”A simulação realística foi incrível! Pudemos ver como é complexo atuar com o paciente no pós-operatório e conseguimos compreender a importância do fisioterapeuta no ambiente pós-cirúrgico. Deu pra ver o quanto as professoras se empenharam nesse projeto e foi incrível poder viver esse momento tão rico de conhecimento.”