POLÍTICA: Ex-prefeito Brambilla é absolvido em processo dos cargos comissionados em Araras, SP

Tais cargos foram contratados para a Prefeitura Municipal de Araras, SAEMA e TCA.

O STJ – Superior Tribunal de Justiça, absolveu nesta terça-feira (10/11/2023) o ex prefeito Nelson Dimas Brambilla sobre o processo de Improbidade Administrativa por suposta contratação irregular de cargos comissionados no ano de 2016.

O fato ocorreu quando Brambilla era prefeito e tinha recebido uma decisão para demissão de diversos cargos comissionados por terem sido declarados inconstitucionais por meio da ADI 2128933-42.2014.8.26.0000, fato que gerou uma nova legislação para criação de novos cargos, tal situação fez com que o Ministério Público entendesse que houve um descumprimento da decisão judicial e que os novos cargos não poderiam ter sido criados.

Tais cargos foram contratados para a Prefeitura Municipal de Araras, SAEMA e TCA.

Segundo a decisão da Ministra Regina Helena Costa, houve ausência do elemento subjetivo necessário à caracterização de ato por improbidade administrativa, para a Ministra em sua decisão “a contratação de servidor sem concurso público fundamentada em previsão de lei municipal afasta o dolo genérico exigido para a configuração do ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública”.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça mantém viva a chance do ex prefeito em emplacar seu nome como possível pré candidato para a eleição municipal de 2024, sem nenhum tipo de impedimento.

Para especialistas procurados pela reportagem a decisão, as chances do ex prefeito aumentam pois restam apenas 1 processo que impediria o mesmo de disputa, mas que deve ser julgado nos primeiros meses de 2024.

RECURSO ESPECIAL Nº 1950564 – SP (2021/0229649-0)

Artigos Relacionados

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

Listagem pode ser conferida no link abaixo, na Edição nº 2.332 do Diário Oficial Eletrônico...

Vereadora Regina Corrochel denuncia falta de manutenção e abandono em áreas de lazer de Araras, SP

Um dos pontos emblemáticos de sua fiscalização foi a Praça Henrique Luiz Pastre, localizada entre...

Prefeitura Municipal regulariza área de transbordo de lixo domiciliar em Araras, SP

Trabalho intenso dos profissionais da Secretaria de Serviços Públicos finalizou intervenção emergencial em 35 dias.A...

Últimas Notícias